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Matemática
– Apresentar a situação problema: após a discussão inicial, deve ser apresentado a questão norteadora da atividade, o que os alunos deverão investigar.
– Apresentar dados ou ideias de coleta de dados que podem ser realizadas no coletivo com os alunos. Lembre-se que esses dados ou a construção deles realizada em sala de aula depende da concepção que vocês escolheram, do caso proposto por Barbosa (2001).
– Apresentar uma resolução possível para a atividade proposta: essa resolução pode incluir imagens, gráficos, tabelas, textos explicativos etc., será o “modelo final” que representa a solução para o questionamento inicial.
– Elaborar uma situação-problema a ser investigada: é necessário que você proponha uma situação inicial, como um convite para os alunos participarem da atividade que será proposta. Essa situação inicial pode ser um vídeo; uma contação de história; uma conversa inicial etc.
1. Qual é o problema — tema do projeto? 2. Qual é o objetivo ou a finalidade do projeto? 3. Tem hipótese? Quais?
4. Que ações serão desenvolvidas? Precisará produzir materiais? Estabeleça um plano de ação contemplando tudo o que será realizado e que materiais serão necessários.
5. Colocar em prática o projeto. Durante a sua realização, registre, tire fotos, colha depoimentos!
6. Compartilhe e divulgar os resultados obtidos. Lembre-se de que esta é uma das etapas de um projeto, o feedback à sociedade.
a) Qual é a diferença entre as informações mencionadas no gráfico 1 e no gráfico 2?
As duas últimas proposições do livro I são justamente o resultado conhecido como teorema de Pitágoras e o seu recíproco. Sendo enunciado da seguinte forma: Proposição I-47: Nos triângulos retângulos, o quadrado sobre o lado que se estende sob o ângulo reto é igual aos quadrados sobre os lados que contêm o ângulo reto (Roque, 2012).
As proposições do livro I, dos Elementos, são encadeadas para chegar a uma demonstração do teorema que conhecemos como sendo de Pitágoras. Euclides não chega a empregar essa nomenclatura, nem atribui o teorema a Pitágoras ou a quem quer que seja.
ATIVIDADE 1 – MAT – ÁLGEBRA LINEAR E VETORIAL – 51_2025 – UNICESUMAR
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