I – Compreender as práticas pacificadores inovadoras utilizadas na gestão de conflitos  e aplicá-las no âmbito regional e nacional; 

II – Adotar uma postura ética, imparcial e empática junto às pessoas e interesses  envolvidos no conflito; 

III – Atuar e apoiar nas atividades e processo de mediação e negociação.

 

PERFIL DE EGRESSO: 

O perfil do egresso do curso de CST em Mediação, idealizado pela IES, proporciona a  formação do profissional com postura reflexiva e de visão crítica que fomente a  capacidade e a aptidão para a empatia e conciliação; sólida formação geral, ética,  humanística, capacidade de análise, domínio de conceitos da mediação; valorização e  compreensão da realidade social, cultural e econômica.

 

SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):

Público 

Análise e resolução de problemas 

Comunicação Interpessoal 

Gestão do Tempo

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: 

O objetivo do programa de extensão em Difusão Cultural, está relacionado a  disseminação e articulação de conhecimentos adquiridos no curso para promover as  ações de difusão cultural no âmbito das ciências, relacionados diretamente à  Mediação e com a articulação da tecnologia junto à comunidade.

 

CONTEÚDOS: 

I – Direito Humanos;  

II – Negociação e Gestão de Conflitos;  

III – Direitos Sociais.

 

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: 

PIOVESAN, Flávia. Temas de Direitos humanos. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. GABERLINI, Viviane Maria Penteado. Negociação e conflitos. Curitiba: Intersaberes,  2016. 

BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos  fundamentais e a construção do novo modelo. 10. ed . São Paulo: Saraiva, 2022.

 

TEMPLATE PDCA

Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é  um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no  MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS. 

  1. PLANEJAMENTO (PLAN) 

Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da  Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode  baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt br.pdf

Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as  metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de  soluções de seu contexto! 

Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu  projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível  em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você  encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja.  Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta. 

Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu  Relatório Final de Atividades Extensionistas. 

LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO

Público 

 

DEFINA A PROPOSTA. 

IMERSÃO: 

DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO 

Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.  

SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA 

  1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com  maior frequência? 

1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente  curricular?  

Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1. 

1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de  extensão.  

Se não for possível deve voltar à pergunta 1. 

1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?  Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.  

  1. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas  identificados?  
  2. Onde será realizada a ação? 
  3. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado? 
  4. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente? 
  5. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação? 
  6. Será necessário agendamento?  
  7. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação? 

 

IDEAÇÃO: 

DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO. 

 

PROTOTIPAÇÃO: 

DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO. 

 

IDEIAS E ANOTAÇÕES:

 

Público 

  1. REALIZAÇÃO (DO)  

CRONOGRAMA: 

ATIVIDADES  PER. 1  PER. 2  PER. 3  PER.4

 

  1. VERIFICAÇÃO (CHECK)  

Planejamento: 

Imersão realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Ideação realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Prototipação realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Planejamento está ok? 

() SIM
() NÃO

 

Realização: 

Cronograma realizado? 

() SIM
() NÃO

 

Cronograma atende a realização do projeto? 

() SIM
() NÃO

 

Verificação: 

Cronograma atende a realização do projeto? 

() SIM
() NÃO

 

Projeto atende a proposta da instituição escolhida?

() SIM
() NÃO

 

Público 

Houve necessidade de mudança de estratégia? 

() SIM
() NÃO

 

Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias? 

 

  1. AÇÃO (ACT)  

AÇÃO PROPOSTA: 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.

 

Público

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