II – Elaborar e aplicar programas de saúde preventiva; 

III – Empreender e gerenciar um negócio com responsabilidade e habilidade na  definição de melhores estratégias para a sustentabilidade do empreendimento.

 

PERFIL DE EGRESSO:

O perfil do egresso do curso de CST em Podologia idealizado pela IES proporciona a  formação profissional que, de acordo com as determinações legais do Curso Superior  de Tecnologia em Podologia, tenha uma formação humanizada, crítica, ética e  reflexiva, capaz de atuar na avaliação e tratamentos podológicos, atuando em  estabelecimentos públicos ou privados, reconhecendo-se como profissional da saúde e  integrando equipe multiprofissional, mantendo autonomia a outros profissionais na  avaliação, planejamento e execução de cuidados adequados, na esfera de sua atuação.  O Programa de Contexto à Comunidade, permitirá o desenvolvimento de habilidades  como, atuação na prevenção e promoção de saúde a partir de sua avaliação e elaborar  políticas públicas de cuidados as podopatias.

 

Público 

SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): 

Análise e resolução de problemas 

Flexibilidade e adaptação 

Tomada de Decisão

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: 

O objetivo de aprendizagem da extensão do curso de CST em Podologia vinculado ao  Programa de Contexto à Comunidade está relacionado ao fato de disseminar o saber e  a cultura ensinados na faculdade e a formação de novos saberes a partir das  problemáticas identificadas na comunidade, que, aliados fortificam as habilidades  desenvolvidas no decorrer do curso, preparando o egresso para uma atuação global,  focado no mercado de trabalho e atuante junto à comunidade.

 

CONTEÚDOS: 

I – Gestão de pessoas; 

II – Avaliação podológica; 

III – Biossegurança.

 

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: 

Toledo, S.R.K. D. Saúde coletiva para iniciantes. São Paulo: Saraiva, 2014. PINO, Camila. Educação em saúde. Rio de Janeiro: Grupo A, 2019. 

BEGA, Armando. Tratado de podologia. 2.ed. São Paulo: Yendis, 2014.

 

TEMPLATE PDCA

Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é  um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no  MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS. 

  1. PLANEJAMENTO (PLAN) 

Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da  Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar  o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf

Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas  de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções  de seu contexto! 

Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu  projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível  em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você  encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode  escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta. 

Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu  Relatório Final de Atividades Extensionistas.

Público 

LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO 

 

DEFINA A PROPOSTA. 

IMERSÃO: 

DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO 

Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.  

SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA 

  1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com  maior frequência? 

1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente  curricular?  

Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1. 

1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de  extensão.  

Se não for possível deve voltar à pergunta 1. 

1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?  Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.  

  1. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas  identificados?  
  2. Onde será realizada a ação? 
  3. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado? 
  4. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente? 
  5. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação? 
  6. Será necessário agendamento? 
  7. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação? 

 

IDEAÇÃO: 

DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO. 

 

PROTOTIPAÇÃO: 

DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO. 

 

IDEIAS E ANOTAÇÕES:

 

Público 

  1. REALIZAÇÃO (DO) 

CRONOGRAMA: 

ATIVIDADES  PER. 1  PER. 2  PER. 3  PER.4

 

  1. VERIFICAÇÃO (CHECK) 

Planejamento: 

Imersão realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Ideação realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Prototipação realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Planejamento está ok? 

() SIM
() NÃO

 

Realização: 

Cronograma realizado? 

() SIM
() NÃO

 

Cronograma atende a realização do projeto? 

() SIM
() NÃO

 

Verificação: 

Cronograma atende a realização do projeto? 

() SIM
() NÃO

 

Projeto atende a proposta da instituição escolhida?

() SIM
() NÃO

 

Público 

Houve necessidade de mudança de estratégia? 

() SIM
() NÃO

 

Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias? 

 

  1. AÇÃO (ACT) 

AÇÃO PROPOSTA: 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.

 

Público

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.