O perfil do egresso do curso de Medicina Veterinária idealizado pela IES proporciona  a formação de um profissional, humanista, crítico, reflexivo, ético e generalista. A  atuação no Programa de Ação e Difusão Cultural, demonstra as habilidades para atuar  na realização de perícias, assistência técnica e auditorias, bem como elaborar e  interpretar laudos periciais e técnicos em todos os campos de conhecimento da  Medicina Veterinária; conhecer métodos de busca da informação, técnicas de  investigação e elaboração de trabalhos técnicos, acadêmicos, científicos e de  divulgação de resultados; assimilar e aplicar as mudanças conceituais, legais e  tecnológicas ocorridas nos contextos nacional e internacional, considerando aspectos 

 

Público 

da inovação; avaliar e responder com senso crítico as informações que são oferecidas  durante seu processo de formação e no exercício profissional; respeitar os princípios  éticos inerentes ao exercício profissional.

 

SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): 

Criatividade e inovação 

Flexibilidade e adaptação 

Inteligência Emocional

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: 

O objetivo de aprendizagem do programa de extensão em Difusão Cultural, está  relacionado a disseminação e articulação de conhecimentos adquiridos no curso para  promover as ações de difusão cultural no âmbito da ciência, arte, tecnologia e  humanidades.

 

CONTEÚDOS: 

I – Morfofisiologia;  

II – Genética, Bioquímica; 

III – Microbiologia, Parasitologia.

 

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: 

HONORATO, Angelina.Anatomia veterinária I. Porto Alegre: Grupo A, 2019. MOYSES, Christopher D. Princípios de Fisiologia animal. Poto Algre: Grupo A, 2010. VOET, Donald; VOET, Judith G. Bioquímica. 4. Ed. Porto Alegre: Grupo A, 2013. GUIMARÃES, Otto Priscila . Genética básica para veterinária. 5.ed. São Paulo: Roca,  2018. 

MONTEIRO, Silvia Gonzalez. Parasitologia na medicina veterinária. 2.ed, Rio de  Janeiro:Roca, 2017. 

MC VEY, Scott; KENNEDY, Melissa; CHENGAPPA, M.M. Microbiologia veterinária. 3.ed.  Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2017.

 

TEMPLATE PDCA

Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é  um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no  MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS. 

  1. PLANEJAMENTO (PLAN) 

Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da  Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode  baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt br.pdf

Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as  metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de  soluções de seu contexto!

Público 

Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu  projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível  em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você  encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja.  Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta. 

Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu  Relatório Final de Atividades Extensionistas. 

LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO 

 

DEFINA A PROPOSTA. 

IMERSÃO: 

DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO 

Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.  

SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA 

  1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com  maior frequência? 

1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente  curricular?  

Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1. 

1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de  extensão.  

Se não for possível deve voltar à pergunta 1. 

1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?  Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.  

  1. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas  identificados?  
  2. Onde será realizada a ação? 
  3. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado? 
  4. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente? 
  5. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação? 
  6. Será necessário agendamento?  
  7. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação? 

 

IDEAÇÃO: 

DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.

Público 

 

PROTOTIPAÇÃO: 

DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO. 

 

IDEIAS E ANOTAÇÕES: 

 

  1. REALIZAÇÃO (DO) 

CRONOGRAMA: 

ATIVIDADES  PER. 1  PER. 2  PER. 3  PER.4

 

  1. VERIFICAÇÃO (CHECK) 

Planejamento: 

Imersão realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Ideação realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Prototipação realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Planejamento está ok? 

() SIM
() NÃO

 

Realização: 

Cronograma realizado? 

() SIM
() NÃO

 

Cronograma atende a realização do projeto?

() SIM
() NÃO

 

Público 

Verificação: 

Cronograma atende a realização do projeto? 

() SIM
() NÃO

 

Projeto atende a proposta da instituição escolhida? 

() SIM
() NÃO

 

Houve necessidade de mudança de estratégia? 

() SIM
() NÃO

 

Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias? 

 

  1. AÇÃO (ACT) 

AÇÃO PROPOSTA: 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.

 

Público

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.