01) De que forma os fundamentos históricos da Terapia Ocupacional favorecem a compreensão das necessidades psicomotoras e sensoriais de indivíduos com TEA e TDAH?
02) Qual é o papel do terapeuta ocupacional na avaliação e intervenção das disfunções sensoriais e psicomotoras em pessoas com TEA e TDAH, considerando os avanços teóricos e históricos da profissão?
03) De que forma o terapeuta ocupacional pode adaptar o ambiente escolar para apoiar o desenvolvimento psicomotor e sensorial de alunos com TEA e TDAH?
A Terapia Ocupacional teve início no começo do século XX, nos Estados Unidos, como uma abordagem voltada à reabilitação de pessoas com transtornos mentais e deficiências físicas. O trabalho do terapeuta ocupacional foi fortemente influenciado por movimentos humanistas que defendiam o uso da ocupação como estratégia terapêutica. A prática ganhou força especialmente durante e após a Primeira Guerra
Mundial, quando passou a ser integrada aos serviços de reabilitação de soldados feridos. A profissão foi formalizada em 1917, com a fundação da National Society for the Promotion of Occupational Therapy, atualmente conhecida como American Occupational Therapy Association (AOTA). Desde então, a Terapia Ocupacional ampliou seu campo de atuação, voltando-se à promoção da autonomia e da participação social de indivíduos em diversas áreas da vida (KIELHOFNER, 2008).
O TEA e o TDAH afetam o desenvolvimento psicomotor e a forma como os estímulos sensoriais são processados, gerando desafios na vida diária e escolar. A Terapia Ocupacional, com base em sua história e evolução teórica, oferece recursos importantes para compreender e atender essas necessidades. Com esse olhar, o terapeuta ocupacional atua na avaliação, intervenção e adaptação de ambientes para promover inclusão e qualidade de vida.