1ª Etapa:
Entrevistar dois professores – um da Educação Infantil ou do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e outro do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) ou do Ensino Médio, seguindo o roteiro preestabelecido:
a. Você já ouviu falar sobre a Síndrome de Burnout? (Caso não conheça sobre o tema apresente uma definição).
b. Você conhece algum professor que foi afastado ou readaptado devido à Síndrome de Burnout? Quais os sintomas que ele apresentou?
c. Houve alguma ação da escola em auxiliar este profissional?
d. Na sua opinião quais os fatores de risco, ou seja, o que acontece no contexto escolar que levou ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout?
e. Qual a etapa de Ensino que você trabalha?
Informações importantes para esta atividade: 1) Ao contactar com o(a) professor (a) você deverá explicar que é uma atividade da Disciplina de Psicologia das Relações Humanas cujo objetivo é elencar o conhecimento dos professores sobre a Síndrome de Burnout. 2. A entrevista é sigilosa e não há necessidade de citar nomes, nem do entrevistado e muito menos de quem sofre da Síndrome de Burnout.
2ª Etapa.
Elaborar um texto (20 a 30 linhas) correlacionando os resultados das perguntas com a teoria sobre a Síndrome de Burnout. Analise as diferenças que ocorreram entre os professores (as) de cada etapa. Colocar um título. Atenção: as respostas das perguntas devem estar inseridas no texto.
3ª Etapa.
Com relação à situação de Bullying, procure uma dinâmica de grupo (não precisa ser inédita), na internet ou livros, que pode auxiliar o professor no combate ao Bullying. Ela deve conter: nome da dinâmica, o tema a ser trabalhado; qual a faixa etária que pode ser utilizada, um objetivo, a descrição (deve ser escrita com as suas palavras) e os recursos (se houver).