1ª ETAPA: escolha uma escola próxima a você, visite-a, converse com a pedagoga responsável e anote os dados: nome da escola, quantos alunos frequentam o Ensino Fundamental, quantas aulas de língua portuguesa ocorrem por semana nesse segmento. Escolha uma turma dessa escola (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) e peça para assistir a uma aula. Não se esqueça de levar sua carta de apresentação, disponível no Material da Disciplina.
2ª ETAPA: após assistir a uma aula de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, indique qual é a concepção adotada pelo professor em sua prática de ensino: língua como expressão do pensamento, língua como instrumento de comunicação ou língua como forma de interação. Você deve produzir um relato apontando qual foi a concepção adotada, explicar e justificar a sua afirmação com os exemplos observados em sala de aula. O texto deve ter no mínimo 8 e no máximo 15 linhas, deve usar a norma culta e relatar de forma consistente. Relembre esses conceitos: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/42/as-concepcoes-de-linguagem-e-seu-impacto-no-ensino-de-ciencias.
3ª ETAPA: após fazer o seu relato, responda à seguinte questão: Qual a importância do uso da concepção de língua como forma de interação para a aprendizagem dos alunos? Leia o artigo para auxiliar na sua resposta: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/download/15401/20236/. Lembre-se de fazer uma resposta argumentativa, deixar claro o seu posicionamento, usar um argumento de autoridade e apresentar uma conclusão. O texto deve ter no mínimo 10 linhas e no máximo 20 linhas.