2. Para garantir a funcionalidade e a plena participação dos dois alunos nas atividades propostas de modo diferenciado, cite 4 ações que você poderia estabelecer na escola.
3. Cite 2 ações que você proporia no que se refere aos espaços físicos e de materiais da escola.
4. Cite 2 ações que você proporia junto aos profissionais da escola.
A atividade de estudo 1 deve ser respondida no campo em branco logo abaixo da atividade. Responda uma questão em seguida da outra. Não é preciso enviar separadamente cada questão, envie tudo junto, em apenas uma resposta. Apenas identifique o número da questão na resposta.
Desafio da Inclusão e intervenções e Adaptações no Contexto escolar
“A Terapia Ocupacional (TO) desempenha um papel crucial na promoção da inclusão e no apoio aos estudantes com deficiência em ambientes educacionais.”
Zulian. M A R; Landim. S. F Entre o passado, o presente e o futuro: atuação da terapia ocupacional na inclusão do estudante com necessidades educacionais especiais. Reabilitação- abordagens da fisioterapia e da terapia ocupacional Editora Atena. Cap. 4 (p36)
“Ações objetivas no espaço escolar são necessárias e possíveis, tais como a eliminação das barreiras arquitetônicas; o acesso fácil aos equipamentos, ao mobiliário e ao material pedagógico/escolar adaptado; a capacitação dos educadores em relação aos tipos de dificuldades geradas pelas diferentes deficiências e a introdução de novas formas de participação, em diferentes atividades.”
ROCHA, E. F. et al. Reflexões sobre as possíveis contribuições da terapia ocupacional nos processos de inclusão escolar Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v. 14, n. 2, p. 72-8, maio/ago. 2003. (p 76)
Imagine que você está atuando como terapeuta ocupacional em uma escola da rede municipal de sua cidade, e chegam 2 alunos novos com características muito diferentes dos alunos já efetivos para cursar a primeiro ano do ensino fundamental, este ano.
Descrição de sua escola: Espaço amplo, plano no interior da escola, com vários banheiros comuns tanto para os alunos quanto para os professores, (todos com portas de 75 cm de largura para acesso e pia grande logo na entrada) e espaço de parque com base de areia e terra no chão, com brinquedos básicos, as salas de aula são todas amplas com carteira individuais e cadeiras individuais.
Aluno 1- Criança 7 anos de idade, com sequela de mielomeningocele, com comprometimento tipo paraparesia, usuária de uma cadeira de rodas ganhada pela família numa ação social da igreja. A criança apresenta dificuldades significativas no deslocamento individual com a cadeira apesar de mostrar interesse, iniciativa e capacidade para o toque com independência. Devido as limitações motoras trata-se de uma criança extremamente limitada de relações sociais e de atividades de lazer. Chora muito ao chegar na escola querendo ficar com a mãe e devido à dificuldade em alcançar a mesa se recusa a manipular os objetos pedagógicos.
Aluno 2- Aluno com 5 anos de idade, em investigação diagnóstica, apresenta sinais como, movimentação estereotipada, anda na ponta dos pés, não olha para o professor ou para os coleguinhas quando chamado, aparentemente apresenta dificuldades no entendimento de ordens mais complexas. Dificuldade em ficar na sala junto com os colegas durante o período de aula, porem demonstrando grande interesse nos materiais de desenho, e mostrando habilidades motoras finas acima da expectativa para sua faixa etária ficando muito tempo focado na atividade de desenho e pintura. No lanche recusa-se a comer alimentos sólidos passando o período de aula somente com o leite ou o iogurte oferecido.
Observação: As professoras das salas dos dois alunos citados solicitam ajuda pois se sentem despreparada para acompanhar os alunos e a direção da escola questiona se lá é a melhor escola para os mesmos.