4 – Benefícios da Partida Estrela-Triângulo:
- a) Como a partida estrela-triângulo reduz a corrente de partida?
- b) Qual o impacto na rede elétrica?
5 – Comparativo com Outros Métodos de Partida:
- a) Compare a partida estrela-triângulo com a partida direta e a partida por inversor de frequência.
- b) Quais os prós e contras de cada método considerando custo e eficiência?
6 – Casos de Aplicação:
- a) Identifique uma situação em que a partida estrela-triângulo é inadequada e justifique.
- b) Explique em quais condições esse método é mais vantajoso.
MAPA – ACIONAMENTOS ELÉTRICOS – 52_2025
PRIMEIRA TAREFA: DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES
A partida estrela-triângulo é um método utilizado para iniciar a operação de motores elétricos trifásicos de indução. Essa técnica é comumente empregada em motores de grande porte, nos quais a corrente de partida pode ser significativamente alta, podendo causar problemas como quedas de tensão na rede elétrica e desgaste excessivo do motor.
A partida estrela-triângulo envolve duas etapas distintas: a partida em estrela e a mudança para a configuração em triângulo. Aqui está uma breve descrição de cada etapa:
Partida em Estrela:
Na fase inicial, os enrolamentos do motor são conectados em estrela (também conhecido como ligação em Y).
Isso é feito por meio de um dispositivo de comutação especializado chamado contator estrela.
Durante a partida em estrela, a tensão aplicada a cada bobina do motor é reduzida, resultando em uma corrente de partida mais baixa em comparação com a partida direta.
A corrente reduzida minimiza o impacto na rede elétrica durante o momento da inicialização.
Mudança para Triângulo:
Após um determinado período (geralmente alguns segundos), o sistema muda automaticamente para a configuração em triângulo.
O contator estrela é desativado, e um novo dispositivo de comutação, chamado contator triângulo, entra em ação.
Ao mudar para a configuração em triângulo, a tensão aplicada a cada fase do motor é aumentada para o valor nominal.
Com a mudança para a configuração em triângulo, a corrente do motor aumenta para o nível normal de operação.