MAPA – SAÚDE COLETIVA – 51_2025
Olá, estudante! Tudo bem com você?
Nessa atividade, o objetivo é ajudá-lo a integrar a teoria com a prática sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
A construção do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil foi um marco na garantia do direito à saúde para toda a população. Antes de sua criação, o acesso aos serviços de saúde era restrito a quem contribuía para a previdência social, deixando grande parte dos brasileiros sem assistência médica adequada. Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, a saúde passou a ser reconhecida como um direito de todos e um dever do Estado, resultando na criação do SUS. Desde sua criação, o SUS tem sido essencial para a ampliação do acesso à saúde no Brasil, promovendo campanhas de vacinação, atendimentos hospitalares, distribuição de medicamentos e diversas ações voltadas ao bem-estar da população.
Fonte: LIMA, L. D. de; CARVALHO, M. S.; COELI, C. M. Sistema Único de Saúde: 30 anos de avanços e desafios. Cadernos de Saúde Pública, [s. l.], v. 34, n. 7, p. e00117118, 2018.
A seguir, serão apresentados três textos fundamentais para o desenvolvimento da atividade MAPA, cada um destacando um dos princípios doutrinários do SUS. Vamos começar?
TEXTO 1
Independentemente da idade (criança, adulto ou idoso), classe social (baixa, média ou alta) ou do fato de a pessoa possuir plano de saúde e realizar consultas no setor privado, todos têm direito à imunização gratuita contra doenças como poliomielite, hepatite A e febre amarela. As campanhas de vacinação são promovidas em unidades de saúde pública, garantindo que toda a população tenha acesso à prevenção de doenças. Dessa forma, o SUS reafirma seu compromisso em assegurar saúde para todos, com atendimento igualitário e sem discriminação.
TEXTO 2
Um exemplo da aplicação desse princípio do SUS é o atendimento prioritário a grupos mais vulneráveis, como indígenas, gestantes e pessoas em situação de extrema pobreza. Em comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas, onde o acesso à saúde é mais limitado, o SUS disponibiliza equipes de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde Fluviais, que oferecem atendimento médico, vacinação e exames diretamente a essas populações. Esse modelo garante que aqueles que enfrentam maiores dificuldades para acessar os serviços de saúde recebam atenção diferenciada, contribuindo para a redução das desigualdades no atendimento.
TEXTO 3
O SUS está presente em todas as etapas do cuidado com a gestante, desde o pré-natal até o parto e o pós-parto. Uma mulher grávida que busca atendimento na rede pública tem acesso a consultas médicas regulares, exames laboratoriais, ultrassonografias, vacinação e orientações sobre a gestação. Durante o parto, recebe assistência hospitalar completa e, após o nascimento do bebê, continua sendo acompanhada, com suporte para amamentação e cuidados com a saúde do recém-nascido. Esse atendimento contínuo não se restringe a apenas uma fase da gravidez, mas assegura um cuidado completo, promovendo a saúde da mãe e do bebê de forma preventiva e curativa.
Elaborado pelo professor.
Com base nos textos e no conteúdo apresentado no livro didático, responda às seguintes perguntas:
- Quais são as duas leis que contribuíram para a criação, estruturação e operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1990? Explique o papel de cada uma delas.
- Os princípios doutrinários do SUS são a base que orienta sua implementação e funcionamento no Brasil. Quais são os três principais princípios doutrinários?
- Com base nos textos lidos anteriormente, identifique o princípio do SUS que mais se destaca e explique suas principais características (cada princípio doutrinário é referente a um texto).
a) Texto 1.
b) Texto 2.
c) Texto 3.