a) Apresente a sua proposta de menu de três tempos, conforme solicitado pela empresa.
b) Escolha uma das preparações que você definiu para os produtos e apresente as informações operacionais da ficha técnica, sendo ingredientes e seus respectivos peso bruto e peso líquido, rendimento total da receita, peso da porção por pessoa, tempo médio de preparo da receita e modo de preparo detalhado.
O cardápio é associado com a imagem e concepção de um restaurante, mas também é o norte para todo processo administrativo, sua importância engloba noções dos diferentes processos, desde o planejamento, a organização, a direção e o controle das atividades. Por isso, considera-se que o cardápio é uma ferramenta estratégica para funções: informativa, comunicativa, publicitária, comercial, administrativa, e, principalmente, operacional.
TEICHMANN, I. M. Cardápios: técnicas e criatividade. 7 ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2009.
Elaborar cardápios é uma das principais atribuições dos profissionais de gastronomia, sendo uma atividade que requer conhecimento, atenção e criatividade. Durante sua elaboração vários fatores precisam ser considerados, como as características da população, as condições econômicas da empresa e da clientela, os hábitos alimentares regionais da população, a combinação dos pratos, a variedade e harmonia das preparações, além de aspectos fundamentais como: apresentação do prato, variedade de cores, combinação de aromas, sabores e texturas.