A partir das discussões realizadas durante a disciplina, este é o momento para você refletir sobre sua futura prática profissional a partir dos temas convergentes com a Psicologia da Educação, com base no entendimento de que existem teorias estudadas pela Psicologia que trazem a discussão de conteúdos que fazem interface com a educação. Assim, a proposta desta Atividade MAPA é que você, enquanto futuro(a) professor(a) de Educação Física, disserte acerca da relação entre o desenvolvimento físico e o desenvolvimento psíquico/emocional.
Considere a seguinte situação hipotética:
Você está iniciando sua carreira como professor(a) de Educação Física em uma escola de ensino fundamental. Em sua turma, há um aluno de 9 anos que apresenta dificuldades tanto em se relacionar com os colegas quanto em realizar atividades físicas mais complexas que exigem coordenação motora, como correr, pular ou praticar esportes coletivos. Apesar disso, ele participa ativamente das atividades em grupo e parece se integrar melhor durante jogos que envolvem colaboração e trabalho em equipe. Durante as aulas, também é possível perceber que ele se irrita com facilidade e, em algumas situações, demonstra dificuldades em controlar suas emoções, se distanciando do grupo após interações negativas.
Agora:
Elabore um texto argumentativo dissertativo, no qual, você discorra sobre a relação entre o desenvolvimento físico e o desenvolvimento psíquico/emocional levando em consideração o período de desenvolvimento em que a criança se encontra (9 anos de idade).
Para a resolução desta atividade, utilize como referência os conteúdos estudados acerca da Abordagem Psicanalítica de Freud, a Teoria da Afetividade de Wallon e as características acerca do desenvolvimento humano, baseadas nas discussões de Papalia e Feldman.