A qualidade do café brasileiro, principalmente com relação à bebida, constitui um dos problemas básicos com que se defronta a cafeicultura nacional. Até 1960, o Brasil era responsável por 70% do mercado cafeeiro mundial e atualmente esta participação caiu para 30% do café comercializado mundialmente. O consumo interno per capita do café também tem decrescido em função de sua qualidade inferior e pelo surgimento de uma consciência, entre os consumidores brasileiros, de não se sujeitarem em adquirir o resíduo da exportação.
Portanto, a apresentação de um produto de boa qualidade é essencial para a comercialização do café nos mercados interno e externo, sendo resultado dos cuidados dispensados desde a colheita até a torração. Nesse processo, o preço está diretamente relacionado à qualidade do produto. Como consequência, a classificação qualitativa assume relevante importância em sua comercialização.
Disponível em: www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/31889/1/BPD252008.pdf (Acesso em 02/02/2025, adaptado).
Diante da atualidade e importância deste tema de qualidade do café, para desenvolver esta atividade Mapa realize os itens a seguir:
A) Descreva detalhadamente as diferenças do Café Arábica (Coffea arabica) e do Café Robusta (Coffea canephora).
B) Descreva detalhadamente pelo menos 5 elementos que podem afetar a qualidade do café.