A relação observada entre a maior resiliência e estar nos períodos iniciais da graduação também merece destaque. O ingresso na universidade e o primeiro ano da
graduação são frequentemente classificados como os momentos de maior demanda de adaptação e risco de surgimento de transtornos mentais nessa população (Artigas et
al., 2017 apud Rosendo et al., 2022, p. 8).
Sobre a relação entre resiliência e período do curso, analise as afirmativas a seguir:
I. No início do curso, os estudantes enfrentam mais exigências acadêmicas do que no final; por isso, são mais resilientes.
II. A resiliência pode ser um fator protetivo para enfrentar desafios iniciais da graduação.
III. No início do curso, os estudantes recebem maior suporte institucional e social do que os estudantes dos períodos finais.
IV. A adaptação inicial pode exigir mais resiliência do que os desafios dos últimos períodos, pois o primeiro ano da graduação é frequentemente classificado como o de
maior demanda de adaptação.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVA 1
Alternativa 1: I, apenas.
ALTERNATIVA 2
Alternativa 2: II e IV, apenas.
ALTERNATIVA 3
Alternativa 3: III e IV, apenas.
ALTERNATIVA 4
Alternativa 4: I, II e III, apenas.
ALTERNATIVA 5
Alternativa 5: I, II, III e IV.