A transição para a vida acadêmica pode ser um fator estressante para os estudantes universitários, impactando sua adaptação e bem-estar. Estudos apontam que os principais sintomas apresentados por esses estudantes incluem ansiedade (52,2%), estresse (52,2%) e depressão (47,8%).
Categoria: Semana de Conhecimentos Gerais
A transição para a vida acadêmica pode ser um fator estressante para os estudantes universitários, impactando sua adaptação e bem-estar. Estudos apontam que os
principais sintomas apresentados por esses estudantes incluem ansiedade (52,2%), estresse (52,2%) e depressão (47,8%). Esses sintomas são compreendidos como um
padrão de interação entre o indivíduo e o ambiente universitário, sendo influenciados por fatores como o nível de exigência do curso, a infraestrutura da instituição e os
relacionamentos interpessoais. Para minimizar esses impactos, é fundamental que os estudantes desenvolvam repertórios específicos que auxiliem na adaptação ao novo
contexto acadêmico. Entre os repertórios requeridos para essa adaptação, destaca-se autonomia (43,5%), comprometimento (34,8%), manejo das emoções (26,1%) e
autoeficácia (26,1%).
Na tabela a seguir, é possível verificar a distribuição dos sintomas apresentados pelos estudantes universitários e os repertórios requeridos para sua adaptação.
Tabela: Sintomas apresentados Pelos Estudantes e Repertório Requerido à Adaptação (Recorte)
Com base nessas informações, sobre a transição para a vida acadêmica, analise as afirmativas a seguir:
I. A adaptação ao ambiente universitário depende exclusivamente das características individuais do estudante, pois fatores externos não influenciam significativamente a
manifestação de sintomas como ansiedade e estresse.
II. O desenvolvimento de repertórios como autonomia e manejo das emoções pode contribuir para a adaptação dos estudantes, minimizando o impacto negativo dos
desafios acadêmicos.
III. O nível de exigência do curso, a infraestrutura da instituição e os relacionamentos interpessoais são fatores que podem influenciar a permanência do estudante na
universidade, afetando seu desempenho e motivação.
IV. A ansiedade e o estresse são sintomas exclusivamente biológicos, sem relação com as interações do estudante com o ambiente universitário.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVA 1
Alternativa 1: II, apenas.
ALTERNATIVA 2
Alternativa 2: I e III, apenas.
ALTERNATIVA 3
Alternativa 3: I, II e IV, apenas.
ALTERNATIVA 4
Alternativa 4: II e III, apenas.
ALTERNATIVA 5
Alternativa 5: III e IV, apenas.
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