- Agora é hora de colocar em prática o que você aprendeu sobre Segmentação de Mercado e auxiliar Cibele a definir o público de sua empresa. Analise o estudo de caso apresentado, estude o mercado local, seus concorrentes e o perfil dos possíveis consumidores da marca Sol e Praia. Em seguida, preencha a tabela a seguir:
SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA |
(apresente o perfil do público da empresa Sol e Mar, com base na segmentação demográfica – idade, gênero, renda, entre outros). |
SEGMENTAÇÃO GEOGRÁFICA |
(apresente o perfil do público da empresa Sol e Mar, com base na segmentação geográfica – localização do público-alvo). |
SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA |
(apresente o perfil do público da empresa Sol e Mar, com base na segmentação psicográfica – personalidade e estilo de vida). |
SEGMENTAÇÃO COMPORTAMENTAL |
(apresente o perfil do público da empresa Sol e Mar, com base na segmentação comportamental – ocasião de compra, benefícios esperados, fidelidade a marca). |
Segmentação de Mercado
Você pode, e deve, usar o material da disciplina como apoio, na Unidade 4, para compreender os pontos que devem ser analisados em cada um dos tipos de segmentação. Elabore textos para definir e explicar o perfil do público.
- Para finalizar, é hora de apresentar à Cibele o perfil de seu público. Assim, elabore um texto, entre 7 e 15 linhas, apresentado e definindo o perfil do público-alvo da empresa Sol e Praia, sugerindo 1 (uma) ação de comunicação e marketing que pode ser realizada pela empresa com base no perfil do público definido. Não é preciso descrever a ação, apenas sugerir e justificar o porquê de sua escolha. A ação deve ser escolhida com base na Unidade 2, páginas 82 a 96, Gestão do Composto de Marketing – Promoção.