Agora é sua vez de entender e colocar em prática o estudo sobre o Comportamento do Consumidor, buscando analisar o e-commerce durante seu processo de decisão de compra. Vamos lá?
Para realizar a atividade MAPA responda as questões a seguir. Não se esqueça de usar o formulário padrão da atividade, disponível a você na pasta “Material da Disciplina” e/ou “Sala do Café”.
1) Antes de realizar qualquer venda online ao consumidor é preciso conhecer os benefícios que esses procuram em um e-commerce. Assim, comece revisando o material da disciplina, no Tema de Aprendizagem 8, quando se discute uma lista de benefícios para os consumidores que compram pelo e-commerce. Em seguida, analise os benefícios apresentados, sendo estes os de: (1) 24 horas, (2) Sem Fronteiras, (3) Comodidade, (4) Opções de Produtos, (5) Acompanhamento de Vendas, (6) Flexibilidade, (7) Igualdade, (8) Custo, (9) Monitoramento, (10) Competitividade e (11) Interação. Escolha 5 (cinco) desses benefícios e elabore um texto contendo entre 7 e 15 linhas, explicando tais benefícios no contexto do e-commerce.
2) Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre o Comportamento do Consumidor e E-commerce. Para a realização do item 2 (dois) você deverá escolher 1 (um) E-commerce existente no mercado (não pode ser usada a empresa apresentada no exemplo na atividade). Em seguida, realize uma pesquisa sobre o e-commerce escolhido e preencha a tabela a seguir com as informações coletadas:
Obs: Não esqueça de citar as fontes de pesquisa.
Empresa
(apresente brevemente um histórico da empresa no mercado, falando sobre seu tamanho, desenvolvimento e atuação/segmento). Elabore um texto entre 5 e 10 linhas).
Produtos/Serviços Vendidos
(apresente brevemente, e de maneira geral, os produtos e/ou serviços vendidos pelo e-commerce. Você pode se atentar àqueles que são mais vendidos. Elabore um texto entre 5 e 10 linhas).
Consumidor
(Elabore um texto entre 5 e 7 linhas apresentando o perfil do consumidor do e-commerce escolhido. Apresente informações como idade, gênero, renda, perfil e hábitos de consumo. Pode ser sua percepção sobre quem deve ser o consumidor deste e-commerce, mas é preciso que você explique bem o porquê acredita ser este o perfil dos clientes).