Agora, suponha que você é dono de uma cafeteria e está enfrentando um dilema importante. A empresa não está alcançando o número desejado de vendas devido ao baixo número de clientes. Diante disso, contratou-se um consultor empresarial que sugeriu duas estratégias de marketing para melhorar as vendas:
Estratégia A: investir em uma campanha publicitária agressiva nas redes sociais, visando alcançar muitos consumidores e gerar disseminação de propaganda em torno dos produtos que a cafeteria oferece.
Estratégia B: buscar parcerias com influenciadores digitais locais para promover o produto de forma mais orgânica e direcionada ao mercado.
Considerando esse cenário, responda o que se pede:
- a) Quais são os principais elementos racionais que você deve considerar ao tomar essa decisão?
- b) Como cada estratégia se alinha com os princípios da racionalidade na tomada de decisão?
- c) Quais vieses cognitivos ou emoções podem influenciar sua escolha entre as duas estratégias?
- d) Com base em sua análise, qual estratégia você escolheria para o lançamento do produto? Justifique sua resposta.
- e) Como você pode aplicar os conceitos de racionalidade e irracionalidade na tomada de decisões futuras dentro da empresa?
OBS: Acesse o link indicado no texto das unidades 2 e 4 do seu livro didático base e faça a leitura do capítulo 1 do livro indicado na Minha Biblioteca e o artigo disponibilizado. Irão te auxiliar na resolução da atividade.