Apresentação do Projeto Multidisciplinar em Administração I
Apresentação do Projeto Multidisciplinar em Administração I
Como professor do Curso de Administração há quase duas décadas, o autor da Unidade gosta de fazer uma
analogia para que o futuro administrador entenda a profundidade da sua atuação no ambiente corporativo,
pois, na prática, o administrador é uma espécie de médico de Pessoa Jurídica.
Mas como assim? Médico?
Isso mesmo, um médico!
Vamos entender.
Figura 1 – Representação gráfica de uma Empresa fictícia.
Organograma fictício
Apresentação do Projeto Multidisciplinar em Administração I
ʪ Material Teórico
A Figura 1 é o que denominamos ou conhecemos como “Organograma”, ou a representação gráfica da
estrutura funcional de uma Empresa.
Olhando para ela, sabemos quais os departamentos existentes e quais as relações hierárquicas entre eles.
Representamos, aqui, as principais Áreas de uma Organização, considerando as Áreas mais comuns e
essenciais a qualquer Organização.
Veja que o modelo aqui colocado se aproxima de um robozinho.
A ideia é dar aparência de um corpo humano: cada Área assemelha-se aos membros humanos – cabeça,
braços, tronco e pé e, a partir daí, fazer a analogia com o médico, que cuida de um corpo físico, cuida de PF –
Pessoa Física.
Assim, quando um ser humano sente qualquer problema de saúde, ele procura um médico, faz relato do que
sente, e o médico, com base em seus conhecimentos, pede alguns exames, faz as análises necessárias, dá o
diagnóstico e propõe um tratamento.
Em poucas palavras, resume-se o papel de um médico a “melhorar a qualidade de vida de seus pacientes por
meio do cuidado com a saúde”.
Uma Empresa, assim como um corpo humano, tem cabeça (direção), corpo (departamento da Organização),
braços (departamentos que dão mobilidade para a Empresa) e pés.
Esse corpo da Empresa tem pais (sócios fundadores), tem Certidão de Nascimento (Contrato Social) e tem
data de nascimento, (início da operação), e como um corpo vivo e dinâmico, também fica doente.
O que é uma Empresa doente?
Uma Empresa doente é uma Empresa pouco competitiva, com dívidas elevadas, baixa capacidade de
pagamento, custos elevados, pouca eficiência e pouca produtividade.
Se esses problemas não forem tratados, certamente a Empresa vai à falência (morte).
Os Departamentos da Empresa equivalem aos órgãos de um ser humano. Se não forem bem cuidados, eles
adoecem.
Seu papel, sendo um médico de um Corpo Jurídico (administrador), é proporcionar uma Empresa saudável.
Mas o que é uma Empresa saudável?
É uma Empresa de baixo custo, alto padrão de qualidade, eficiente, competitiva, organizada, com pouco ou
nenhum desperdício, inovadora e alinhada com as modernas tecnologias, e quem tem o papel ou a obrigação
de proporcionar tudo isso a uma Empresa é o administrador.
Apresentação do Projeto Multidisciplinar em Administração I