“As demais relações entre a resiliência e as dimensões das vivências acadêmicas, no entanto, seguiram na direção contrária. Estudantes com menor adaptação interpessoal,
que percebiam seus cursos e a expectativa de carreira de forma menos positiva, que geriam seu tempo e obrigações acadêmicas com mais dificuldade e que tinham menos
satisfação e desejos de permanecer na instituição em que estudavam foram os que mostraram níveis mais elevados de resiliência” (Rosendo et al., 2022, p. 10).
Sobre a resiliência e o ambiente universitário, assinale a alternativa correta que explique uma possível relação entre a dimensão interpessoal e a resiliência:
ALTERNATIVA 1
Alternativa 1: A universidade promove ativamente o distanciamento entre os alunos.
ALTERNATIVA 2
Alternativa 2: A formação acadêmica exige dedicação exclusiva e impede a socialização.
ALTERNATIVA 3
Alternativa 3: Estudantes resilientes evitam interações sociais para manter seu foco nos estudos.
ALTERNATIVA 4
Alternativa 4: A resiliência está diretamente relacionada ao isolamento social no ambiente acadêmico.
ALTERNATIVA 5
Alternativa 5: A competitividade no ambiente universitário pode reduzir a percepção de oportunidades para criar vínculos sociais.