As diversas mudanças na tecnologia, aliados a eventos recentes, como a pandemia da Covid-19, ensinaram os seres humanos a tirar melhor proveito das ferramentas. O Jornalismo não é um ator alheio ao mundo: quando o mundo passa por transformações, nossa profissão também se transforma. Para situar-se sobre esta questão, leia um trecho de um artigo publicado no DataJournalism.com em 2021.
Texto 1
2020 levou o jornalismo de dados em duas direções drasticamente diferentes. Por um lado, o movimento Black Lives Matter [Vidas Negras Importam] pressionou a comunidade de jornalismo de dados a questionar a equidade em campo: qual é o jornalismo de dados produzido por, para e sobre? Por outro lado, a pandemia ofereceu uma infinidade de oportunidades para demonstrar a propagação do coronavírus por meio de painéis claros, muitas vezes impessoais, de desespero e morte que quantificaram a escala da pandemia.
As melhores reportagens baseadas em dados uniram estas duas tendências em poderosas investigações sobre as desigualdades generalizadas da pandemia, transformando as estatísticas em exemplos concretos de danos específicos às pessoas, que poderiam ser mitigados se tratados. Uma palavra descreve estas excelentes produções jornalísticas: intencionais.
Os desafios do jornalismo de dados diante da polarização da mídia, da desinformação e da informação enganosa são grandes, pois luta para encontrar seu papel nos esforços de reconstruir um ecossistema de informação saudável para os cidadãos. Como pergunta Lisa Charlotte Rost do Datawrapper em seu blog post Less News, More Context [Menos Notícias, Mais Contexto], “Com quais informações minha audiência pode navegar melhor neste mundo?”.
Fonte: https://www.abraji.org.br/noticias/um-guia-do-jornalista-de-dados-para-construir-uma-hipotese. Acesso em: 09 abr. 2025.
A indagação feita na última frase do artigo acima é o cerne desta atividade. Muito além do público, cabe também ao Jornalista de Dados refletir sobre quais informações ele quer trabalhar e, acima de tudo, quais impactos aqueles dados terão no leitor. Esta preocupação, aliás, não se restringe apenas ao campo do Jornalismo de Dados, mas ao trabalho da imprensa de uma forma geral. E, para contornar essas preocupações e garantir uma reportagem de alto nível, há um trabalho prévio, ao qual conhecemos como Pauta. Leia o texto a seguir para entender um pouco mais sobre a importância da pauta no Jornalismo.
Texto 2
“A reunião de pauta torna-se, assim, uma boa oportunidade para a verificação do status e do prestígio dos editores e suas respectivas editorias junto ao editor-chefe. Como apontou Darnton (1990, p.72), apoiando-se em sua experiência como repórter, o principal grupo de referência dos jornalistas encontra-se nas salas de redação, onde seus pares são os “leitores mais vorazes” e também os mais expostos aos colegas de profissão.
Fonte: https://revistaalceu-acervo.com.puc-rio.br/media/alceu_n5_Nogueira.pdf. Acesso em: 09 abr. 2025.
Na Unidade 3 de nosso material de estudos, nos é alertado sobre o papel da pesquisa minuciosa para o desenvolvimento de uma boa pauta. É neste sentido que o Jornalismo de Dados é um importante aliado, uma vez que ajuda a municiar o repórter com as informações necessárias para quando estiver diante de um agente público ou uma fonte oficial, na hora de uma entrevista.


