ATIVIDADE 1 – ATIVIDADE INTEGRADORA COMUM II: INICIAÇÃO ESPORTIVA – 53_2025
QUESTÃO 1
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) propõe uma categorização para os esportes. Tal modelo de categorização possibilita que as modalidades sejam distribuídas de acordo com as ações motoras intrínsecas realizadas, ou seja, reúne esportes que apresentam exigências motrizes semelhantes no desenvolvimento de suas práticas.
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
De acordo com as classificações dos esportes, analise as afirmativas abaixo:
- Judô, Boxe, Taekwondo são classificados como esportes de combate.
- Curling, Golf, Tiro com Arco são classificados como esportes de precisão.
III. Críquete, Softbol, Beisebal são classificados como esportes de campo e taco.
- Remo, Ciclismo, Provas de Atletismo são classificados como esportes de marca.
- Squash, Beach Tennis, Voleibol, são classificados como esportes de rede/quadra.
- Polo Aquático, Rúgbi, Futebol Americano são classificados como esportes de invasão.
VII. Ginástica rítmica, saltos ornamentais, Nado sincronizado são classificados como esportes técnicos-combinatórios.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e IV apenas.
Alternativa 2 – IV, V e VI apenas.
Alternativa 3 – I, III, IV e V apenas.
Alternativa 4 – I, III, V, VI e VII apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV, V, VI e VII.
QUESTÃO 2
O esporte de rendimento não é a única opção de participação em modalidades esportivas. Além desse, que também pode ser definido como esporte-performance, há o esporte-educação e o esporte-participação.
RESENDE, R; LUZ, S. R. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Em relação ao esporte-educação, analise as afirmativas a seguir:
- Tem como foco principal o lazer e a diversão.
- Aborda as modalidades esportivas e suas características, excluindo o aspecto crítico e social.
III. É praticado em escolas e escolinhas de iniciação esportiva e tem como objetivo formar atletas profissionais.
- Deve proporcionar vivências de diferentes modalidades esportivas, evitando a exclusão a competição excessiva.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – III, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
INTEGRADORA COMUM
QUESTÃO 3
Os modelos de ensino permitem que os jogos desportivos sejam realizados em qualquer ambiente, seguindo algumas características de jogabilidade. Os modelos existem para que a participação seja igualitária e desafie o raciocínio dos praticantes, seja com técnicas ou com as habilidades.
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Sobre os modelos, leia com atenção as proposições abaixo:
- É importante conceber os jogos desportivos dentro de um modelo de ensino.
PORQUE
- Permite ensinar esse jogo de uma maneira modificada. Perde-se sua essência, mas reduz a complexidade, para que o indivíduo compreenda suas características.
É correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
INTEGRADORA COMUM
QUESTÃO 4
Levando em consideração as estruturas que compõem o modelo IEU, é importante ressaltar que todas têm igual importância dentro do processo de ensino. No entanto, devemos nos atentar à uma em específico que pode auxiliar melhor o professor/treinador no entendimento de todo o processo. É a estrutura temporal.
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
A estrutura temporal é dividida em 09 (nove) fases. Nesse sentido, analise as características abaixo:
- O foco nessa fase é desenvolver todas as capacidades motoras e coordenativas gerais.
- Nesse momento ocorre o aperfeiçoamento e otimização do potencial técnico e tático do indivíduo.
III. O objetivo dessa fase é a iniciação técnica, ou seja, o gesto motor de forma global ou ações motoras gerais que possam ser utilizadas em tarefas esportivas.
- Nessa fase, os domínios técnico-tático-psíquicos atingidos na fase anterior serão aprimorados, considerando o aumento da carga de treinamento.
- Com essa fase jovem terá um acervo motor que permitirá optar por escolher a prática esportiva com vistas ao alto nível de rendimento.
- Nessa fase as atividades deverão proporcionar uma vivência ampla de movimentos, sem que haja preocupação com a execução.
VII. Nessa fase ocorre a otimização das capacidades técnicas, táticas e físicas e capacidades psíquicas e sociais.
VIII. Aqui ocorre a readaptação do ex-atleta à sociedade.
- Nessa fase o importante é a manutenção das funções corporais.
Assinale a alternativa que classifique de forma correta cada uma das fases:
INTEGRADORA COMUM
Alternativas
Alternativa 1 – I. Fase Universal; II. Fase de Recuperação/readaptação; III. Fase de Orientação; IV. Fase de Alto Nível; V. Fase de Direção; VI. Fase Pré-Escolar; VII. Fase de aproximação/Integração; VIII. Fase de especialização e IX Fase de Recreação e Saúde.
Alternativa 2 – I. Fase Universal; II. Fase de Especialização; III. Fase de Orientação; IV. Fase de Alto Nível; V. Fase de Direção; VI. Fase Pré-Escolar; VII. Fase de aproximação/Integração; VIII. Fase de recuperação/Readaptação e IX Fase de Recreação e Saúde.
Alternativa 3 – I. Fase de Recreação e Saúde; II. Fase de Especialização; III. Fase de Orientação; IV. Fase de Alto Nível; V. Fase Pré-escolar; VI. Fase de Direção; VII. Fase de aproximação/Integração; VIII. Fase de recuperação/Readaptação e IX Fase Universal.
Alternativa 4 – I. Fase Universal; II. Fase de Especialização; III. Fase de direção; IV. Fase de Alto Nível; V. Fase de Orientação; VI. Fase Recreação e Saúde; VII. Fase de aproximação/Integração; VIII. Fase de recuperação/Readaptação e IX Fase Pré-escolar.
Alternativa 5 – I. Fase de alto nível; II. Fase de Especialização; III. Fase pré-escolar; IV. Fase de Alto Nível; V. Fase de Direção; VI. Fase universal; VII. Fase de aproximação/Integração; VIII. Fase de recreação e saúde e IX Fase de recuperação/readaptação.
QUESTÃO 5
O modelo de ensino de Educação Esportiva (Sport Education) visa, igualmente, evidenciar o componente diversão e a competência esportiva. Dessa forma, tem como fim mais específico gerar pessoas com competência esportiva, literadas e entusiásticas.
RESENDE, R; LUZ, S. R. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Considerando o trecho acima, sobre a competência esportiva é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1 – Refere-se à capacidade do atleta em atuar no esporte de alto rendimento.
Alternativa 2 – Refere-se à participação com objetivo de preservar e proteger a cultura esportiva.
Alternativa 3 – Refere-se ao conhecimento esportivo em relação aos valores e tradições do esporte.
Alternativa 4 – Refere-se à capacidade de executar com eficiência as habilidades técnicas específicas do esporte.
Alternativa 5 – Refere-se à habilidade de entender e executar a estratégia de jogo de forma a participar com sucesso no jogo.
QUESTÃO 6
Sobre o ensino dos jogos desportivos, a comunidade acadêmica entende como um assunto controverso. As novas correntes pedagógicas de âmbito cognitivo e construtivista, são consideradas abordagens inovadoras no ensino dos esportes. Apesar de apresentar algumas vantagens, como a maior facilidade no ensino e a correção das ações técnicas do jogo, o ensino dos esportes por meio de métodos tradicionais tem sido objeto de críticas por detrimento do método.
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
De acordo com Metzeler (2005), veja as características do modelo abaixo:
- Fornece uma estrutura teórica unificada.
- Permanece com a ideia central para o ensino.
III. Permite uma avaliação válida da aprendizagem.
- Fornece uma linguagem técnica aos professores e treinadores.
- Facilita a tomada de decisão do professor dentro de uma estrutura formal de trabalho.
Assinale a alternativa correta:
INTEGRADORA COMUM
Alternativas
Alternativa 1 – II apenas.
Alternativa 2 – I e IV apenas.
Alternativa 3 – II e III apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.