ATIVIDADE 1 – ATV INTEGRADORA COMUM 4 – 53_2025
QUESTÃO 1
A fim de levar o conhecimento aos alunos, o professor deve seguir estratégias de ensino que devem estar relacionadas tanto aos conteúdos que serão ensinados quanto as características do aprendiz. Libâneo (1994) aponta exposição do professor, trabalho independente, elaboração conjunta, trabalho em grupo, atividades especiais como conceitos relacionados a metodologia de ensino.
OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; PERIM, Gianna Lepre. Fundamentos Pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério do Esporte; Porto Alegre: UFRGS, 2008.
INTEGRADORA COMUM 4
A partir do enunciado acima e dos conceitos apresentados por Libâneo (1994) estudados na disciplina, analise as afirmativas:
I: Situações extra-escolares, discussões cotidianas envolvendo a temática família, trabalho, meio ambiente dentre outros, são considerados atividades especiais.
II: A exposição do professor deve ser ou verbal ou demonstrativa, onde o mesmo deverá explicar o conteúdo e representar a realidade por meio da demonstração.
III: A diferença entre a elaboração conjunta e o trabalho em grupo é que o primeiro estimula a capacidade organizativa e administrativa dos alunos e a segunda pressupõe a conversa baseada nas perguntas propostas pelo professor, onde irá estimular o pensamento dos alunos.
IV: O método de trabalho independente diz respeito às atividades que devem ser orientadas para que o aluno tenha capacidade de resolvê-las de forma independente.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I e IV, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
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QUESTÃO 2
De modo geral, o treinamento da técnica tem sido realizado a partir de atividades/exercícios analíticos isolados, dissociados do contexto do jogo. No entanto, essa forma de treinamento não tem sido a mais eficaz ne ensino-aprendizagem. Uma possível linha de pensamento para a formatação de um modelo de treinamento técnico, conforme proposto por Roth (1997), caracteriza-se na ênfase dos processos atencionais, bem como na continuidade e combinação de fases que abrangem.
Fonte: OLIVEIRA, A. A. B.; PERIM, G. L. Fundamentos Pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008.
Sobre as quatro fases propostas por Roth (1997) para o aprendizado da técnica, respectivamente, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – (1) Aprender uma técnica nova; (2) Aperfeiçoar o aprendido; (3) Atenção-automatização; (4) Estabilização-variação.
Alternativa 2 – (1) Aperfeiçoar o aprendido; (2) Estabilização-variação; (3) Atenção-automatização; (4) Aprender uma técnica nova.
Alternativa 3 – (1) Aprender uma técnica nova; (2) Aperfeiçoar o aprendido; (3) Estabilização-variação; (4) Atenção-automatização.
Alternativa 4 – (1) Aprender uma técnica nova; (2) Atenção-automatização; (3) Estabilização-variação; (4) Aperfeiçoar o aprendido.
Alternativa 5 – (1) Aperfeiçoar o aprendido; (2) Aprender uma técnica nova; (3) Atenção-automatização; (4) Iniciar uma nova técnica.
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