ATIVIDADE 1 – CBIO – PRÁTICA PEDAGÓGICA: UNIDADES TEMÁTICAS, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES – 52_2025
As tendências educacionais atuais estão em constante transformação para atender às necessidades cognitivas dos estudantes da geração digital. Esta geração cresceu em um ambiente onde a criatividade, a experimentação e a tecnologia são elementos centrais, estando familiarizada com dispositivos eletrônicos, impressoras 3D, programação e mídias sociais desde cedo. Nesse cenário, as práticas educacionais precisam se alinhar a essa realidade, utilizando recursos maker como ferramentas de ensino e aprendizagem.
Uma das tendências na Educação Maker é aproveitar a afinidade dos alunos com a tecnologia, utilizando-a como aliada nas atividades maker em sala de aula. Isso pode incluir o uso de impressoras 3D, microcontroladores, ambientes de prototipagem e programação, uso de materiais recicláveis, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais envolvente e conectada com a realidade dos estudantes. No entanto, não basta apenas incorporar ferramentas maker no ambiente de ensino para garantir que os estudantes desenvolverão as habilidades e competências necessárias para a construção de projetos significativos. Os estudantes têm perfis e interesses variados, e as práticas educacionais na Educação Maker buscam atender a essas demandas individuais.
Isso pode ser feito adaptando os projetos e recursos maker às preferências e ritmos de aprendizagem de cada estudante, permitindo que eles tenham um papel ativo na criação do seu conhecimento. A personalização do ensino maker também leva em consideração as diferentes habilidades e interesses dos alunos, proporcionando oportunidades de aprendizagem mais significativas e motivadoras.
Fonte: Marques, Larissa.Ensino de Ciências Biológicas pelo viés da Educação Maker e Metodologias Ativas no contexto do Programa Residência Pedagógica. 2024. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso( Licenciatura em Ciências Biológicas)-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde, rio Verde, Goiais, 2024. Acesso em 11 marc 2025.
Ao refletir sobre a importância de práticas inovadoras na Educação Maker contemporânea, que proporcionem uma aprendizagem visível, conectada, personalizada e ativa, responda as seguintes questões:
- a) Quais são os benefícios e desafios dessa abordagem?
- b) Como a personalização do ensino maker e a promoção de uma aprendizagem ativa podem contribuir para uma formação mais significativa e engajadora dos estudantes, considerando suas necessidades individuais e o contexto da geração digital?