ATIVIDADE 1 – FIS – PRÁTICA PEDAGÓGICA: FÍSICA NO ENSINO MEDIO – 54_2025
Conhecendo a Resistência Elétrica: o uso de laboratórios virtuais para ensinar Física
A resistência elétrica é uma grandeza física que representa a dificuldade que um material apresenta na passagem de corrente elétrica. Essa propriedade é característica de todos os materiais, sendo fundamental para entender o comportamento de diferentes materiais e suas aplicações. A resistência elétrica pode ser descrita matematicamente pela primeira Lei de Ohm, que estabelece uma relação algébrica entre resistência, corrente elétrica e tensão em um circuito elétrico.
Os componentes elétricos que possuem a função exclusiva de resistirem a passagem de corrente elétrica em um circuito são chamados de resistores elétricos. Esses componentes são projetados para possuírem resistências específicas de acordo com sua função e são amplamente utilizados em diferentes circuitos elétricos para controlar a passagem de corrente.
A segunda lei de Ohm também descreve uma relação matemática para a resistência elétrica, mas dessa vez ela descreve que a resistência oferecida por um material depende de seu comprimento, da área da seção transversal que passa a corrente elétrica e de suas características.
Exemplo prático: Linhas de transmissão operam com alta tensão para reduzir perdas de energia por Efeito Joule.
Figura 1: redes de transmissão de energia elétrica.
Fonte: o autor.
No contexto educacional, para auxiliar o ensino de física e estimular o aprendizado, o professor pode utilizar diferentes simuladores digitais para trabalhar esses conceitos com seus alunos. Nos laboratórios digitais “Lei de Ohm” e “Resistência em um Fio” você irá investigar como a relação da resistência elétrica se estabelece entre as grandezas do circuito, poderá observar como as duas Leis de Ohm descrevem e quantificam essas grandezas.
Caminho de acesso aos laboratórios virtuais “Lei de Ohm” e “Resistência em um Fio”: “Lei de Ohm”: https://phet.colorado.edu/sims/html/ohms-law/latest/ohms-law_all.html “Resistência em um Fio”: https://phet.colorado.edu/sims/html/resistance-in-a-wire/latest/resistance-in-a-wire_all.html
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Atividade experimental
Objetivo: Escrever uma reflexão estruturada sobre a experiência com o laboratório virtual e sobre o valor pedagógico dessa ferramenta para o Ensino da Física em sala de aula.
Instruções da atividade:
1) Acesse os laboratórios virtuais “Lei de Ohm” e “Resistência em um Fio” na página online do PhET Colorado. Nos dois experimentos, observe como cada grandeza física se relaciona com a resistência do material, faça diferentes ajustes e observações.
2) Analise os dados coletados e relacione-os ao conceito de resistência elétrica e ao coeficiente de resistividade do material.
3) Analise quais são os efeitos práticos da resistência elétrica em um circuito. Responda o que é o Efeito Joule e quais são suas aplicações no cotidiano.
Atividade discursiva
Redija uma reflexão original de 10 a 20 linhas. Sua redação deve incluir e articular os seguintes elementos:
– O que é resistência elétrica e o coeficiente de resistividade? Qual a sua relação com o efeito Joule: Explique o fenômeno físico e suas aplicações em diferentes áreas.
– O que você observou e mediu no laboratório virtual? Descreva de forma sucinta os dados ou comportamentos registrados (por exemplo: “notei que a corrente elétrica aumentou de modo inversamente proporcional à resistência elétrica, conforme previsto pela fórmula (R=U/i), onde R é a resistência, U a tensão elétrica e i a corrente elétrica).
– Como a simulação virtual ilustrou o fenômeno físico estudado e como ela pode ser usada no Ensino de Física? Conecte a vivência com o uso pedagógico em sala de aula — por exemplo, a facilidade de controlar variáveis, a possibilidade de repetição sem custo ou risco do experimento, a visualização de grandezas física, o desenvolvimento de habilidade de análise de dados e a aproximação de conceitos abstratos por meio de uma atividade interativa. Diga como você incorporaria esse tipo de recurso nas suas futuras aulas para tornar conceitos mais acessíveis, contextualizados e engajadores.
– Por que dominar e ensinar esse conteúdo é importante para formar cidadãos críticos? Relacione a compreensão de fenômenos físicos com a capacidade de interpretar problemas reais (como a perda de energia elétrica na forma de calor), tomar decisões informadas e valorizar a ciência como ferramenta de análise e resolução de problemas.
Dicas para estruturar seu texto:
Use linguagem precisa: prefira termos científicos corretos; evite generalidades vagas.
Conecte as partes: use conectores (“por isso”, “assim”, “como resultado”, “portanto”) para que a explicação flua.
Seja concreto: em vez de “aprendi coisas importantes”, diga o que foi aprendido e como isso se relaciona com ensino.
Varie a construção das frases: misture frases curtas e algumas mais elaboradas para manter a leitura clara e envolvente.
Revise: cheque ortografia, concordância e elimine repetições desnecessárias. Leia em voz alta para ver se faz sentido.
Originalidade: escreva com suas próprias palavras e perspectiva; evite copiar trechos prontos.