ATIVIDADE 1 – GESTÃO DA QUALIDADE – TI – 54_2025
A busca por qualidade em produtos e serviços tornou-se um diferencial estratégico em diversos setores, incluindo a Tecnologia da Informação (TI). A excelência no desenvolvimento e entrega de soluções tecnológicas garante maior
satisfação dos clientes, minimiza retrabalhos e reduz custos operacionais, além de fortalecer a imagem da organização no mercado. Além disso, produtos e serviços de qualidade elevam a competitividade e promovem a confiança
do usuário final. Conforme afirma Xavier (2016), a gestão da qualidade é fundamental para assegurar o alcance dos resultados esperados e a aderência a padrões estabelecidos.
Fonte: XAVIER, A. J. Gestão da Qualidade – TI. Maringá: Unicesumar, 2016. Reimpresso em 2023, p.24.
Na área de TI, a preocupação com qualidade extrapola o produto final e abrange todo o processo de desenvolvimento, implementação e suporte. O monitoramento contínuo de processos e a aplicação de critérios de qualidade permitem identificar pontos de melhoria, assegurando que as soluções entregues atendam às necessidades do negócio. Assim, a qualidade em TI é vista como um compromisso constante com a eficiência, a eficácia e a inovação.
Nesse contexto, defina o conceito de Qualidade de Processo, contextualize sua relevância para a área de Tecnologia da Informação e apresente exemplos práticos de sua aplicação. Lembre-se de referenciar corretamente caso utilize alguma fonte bibliográfica em sua resposta.