ATIVIDADE 1 – GH – SAÚDE COLETIVA – 54_2025
ATIVIDADE 1
(Estudo e Reflexão sobre a Vulnerabilidade em Saúde)
Olá, estudante!
A atividade 1 da disciplina de Saúde Coletiva tem como objetivo promover a compreensão sobre a importância da reflexão e da prática em relação ao conceito de vulnerabilidade em saúde.
A vulnerabilidade em saúde refere-se à exposição de determinados grupos a riscos que podem comprometer seu bem-estar e dificultar o acesso a serviços essenciais. Esse conceito ganhou relevância no campo da saúde
pública, especialmente durante a epidemia de AIDS/HIV, quando se percebeu que a vulnerabilidade não afeta apenas alguns, mas pode ser aplicada a diferentes grupos dependendo de fatores sociais, econômicos e
comportamentais.
Atualmente, diversos grupos são reconhecidos como vulneráveis, como pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, a população negra,
o grupo LGBT, entre outros. Com isso, a reflexão sobre esses contextos é essencial para a implementação de políticas públicas eficazes e para a promoção da equidade no acesso à saúde.
Acompanhe os trechos de um texto publicado pelo Ministério da Saúde em 2024:
- Seminário discute cuidado e vigilância em saúde para populações em situação de vulnerabilidade
Evento, realizado em Brasília, reuniu pesquisadores, técnicos do Ministério da Saúde e parceiros como a Opas, Fiocruz e Ministério das Cidades
Publicado em 15/04/2024 14h35
O Ministério da Saúde promove importantes diálogos para identificar potencialidades em comum e fomentar o compartilhamento de informações e conhecimentos.
Exemplo disso foi o Seminário “Cuidado e Vigilância Popular em
Saúde no Enfrentamento das Doenças Crônicas e Violências: Empoderamento de Populações em Situação de Vulnerabilidade”,
realizado no final de março, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília.
Com o objetivo de discutir e obter consensos sobre ‘cuidado’ e ‘vigilância popular em saúde’ na institucionalização de ações e construção de políticas públicas com populações em situação de vulnerabilidade, o seminário reuniu
pesquisadores e trabalhadores do ministério e parceiros estratégicos, como a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a Fiocruz, o Ministério das Cidades e membros de coletivos de movimentos e práticas em educação
popular em saúde.
O encontro permitiu iniciar a construção de uma proposta de estruturação da Rede Nacional de Cuidado e Vigilância Popular em Saúde,
além de debates que fortalecem a Política Nacional de Educação Popular em Saúde
no âmbito do SUS (Pneps). Ele foi organizado intersetorialmente pelo Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa (DGIP) da Secretaria Executiva,
pelo Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde (Deppros) da
Secretaria de Atenção Primária à Saúde e pelo Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças não Transmissíveis
(Daent) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente.
[…]
“Vigiar e intervir sobre os problemas de saúde que tem natureza multifatorial é um grande desafio e a Educação e a Vigilância Popular vêm trazer o empoderamento e a aproximação da população com essas temáticas. Dar voz à
população dos territórios é uma iniciativa muito importante”, concluiu Letícia.
[…]
Agora que você teve a oportunidade de compreender a importância da vulnerabilidade em saúde e como ela afeta diferentes grupos da sociedade, é hora de colocar esse conhecimento em prática.
ATIVIDADE:
Diante do contexto da vulnerabilidade, reflita sobre a importância desse conceito na formulação de políticas públicas de saúde.
Em sua resposta, destaque os desafios enfrentados por pelo menos um dos
grupos vulneráveis mencionados e discorra sobre as ações que podem ser implementadas para minimizar as
desigualdades no acesso à saúde, garantindo a equidade e o direito à saúde para todos.


