ATIVIDADE 1 – LET – PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II – 52_2025
PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II
Objeto complexo, afetado por fatores de natureza muito diversa, a escrita vem sendo apontada como um conteúdo escolar que encerra um elevado grau de dificuldade, a qual se traduz na menor capacidade, por parte de muitos alunos, na realização das inúmeras tarefas que envolvem o recurso à escrita. Estas não se restringem ao âmbito da disciplina de Português, mas atravessam praticamente todo o espetro disciplinar, com implicações no desempenho dos alunos em termos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento, com as decorrentes consequências em termos de sucesso escolar.
Uma discussão sobre a escrita, na escola e para além dela, assume maior pertinência nos dias que correm, fruto de um desenvolvimento tecnológico que potencializa novos contextos e, em consequência, novos géneros textuais. E se é verdade que isto traduz inequivocamente um revalorizar do uso da escrita, também é inegável que as formas emergentes neste processo nem sempre estão de acordo com as normas prevalecentes, das quais a escola se assume como detentora e um dos principais veículos de disseminação.
PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II
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