ATIVIDADE 1 – PED – ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – 52_2025
Para realizar a Atividade de Estudo 1, leia e analise os textos a seguir:
TEXTO 1:
Com relação à valorização docente, o parágrafo 3º do Art. 18 da Resolução nº 02, de 2015, estabelece que a valorização do magistério e dos demais profissionais da educação deve ser entendida como uma dimensão constitutiva e constituinte de sua formação inicial e continuada, incluindo, entre outros, a garantia de construção, definição coletiva e aprovação de planos de carreira e salário, com condições que assegurem jornada de trabalho com dedicação exclusiva ou tempo integral a ser cumprida em um único estabelecimento de ensino e destinação de 1/3 (um terço) da carga horária de trabalho a outras atividades pedagógicas inerentes ao exercício do magistério.
Fonte: CARVALHO, T. C. Estrutura e funcionamento da educação básica. Maringá: UniCesumar, 2021. [Tema 4].
TEXTO 2:
A Meta 17 está diretamente relacionada à disponibilidade de recursos financeiros, pois busca valorizar os profissionais do magistério por meio de uma remuneração que permita um rendimento médio equivalente ao dos demais profissionais que tenham formação equivalente, ou seja, Ensino Superior, que é a formação da maioria dos docentes no país. A redação da meta é a seguinte: Meta 17: valorizar os profissionais do magistério das redes públicas de Educação Básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE (Brasil, 2014).
Fonte: adaptado de: https://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em: 5 mar. 2024.
Com base na construção do conhecimento sobre a valorização docente, estudada no Tema 4 do livro didático, na aula conceitual e nos excertos apresentados, elabore um texto único dissertativo-argumentativo de 15 a 20 linhas, no qual você deve:
- a) Selecionar duas frentes contempladas nas legislações e abordadas no Tema 4 que sejam relevantes para a valorização docente.
- b) Dissertar sobre cada uma delas, justificando sua importância.
- c) Propor uma nova frente para complementar a valorização desse profissional, explicando a necessidade dessa proposta.
Certifique-se de fundamentar sua resposta com argumentos claros e bem estruturados.
Orientações para elaboração:
– Elabore, de forma dissertativa-argumentativa, em um texto único, seu posicionamento frente às questões.
– Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.
– Para a realização dessa atividade, assista às aulas conceituais e leia atentamente o livro da disciplina.
– Sua resposta dissertativa não necessita título.
– Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café.
– Escreva sua resposta contendo no mínimo 15 e no máximo 20 linhas.
– A quantidade de linhas considera somente a resposta dissertativa.
– Se a realização dessa atividade for por meio de um dispositivo móvel (celular ou tablet), lembre-se de considerar o dobro da quantidade de linhas.
– A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
– Lembre-se de fazer o uso correto de citações e referências, conforme as Normas da ABNT.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-la.
Bons estudos!