ATIVIDADE 1 – PRÁTICA PEDAGÓGICA: APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA ATUALIDADE – 52_2025
Chegou o momento de colocar em prática alguns conhecimentos que fomos construindo ao longo desta disciplina. Para tanto, nesta atividade MAPA, você terá a oportunidade de articular os seus conhecimentos sobre um conceito matemático e estruturá-lo em um mapa mental. Se ninguém ensina aquilo que não sabe, então avaliar o quanto você aprendeu sobre um conceito me parece uma condição para que você possa ensiná-lo. Considerando que, em breve, estará ensinando conteúdos matemáticos, então, para esta atividade MAPA, você deverá:
– Escolher um conceito ou conteúdo matemático.
– Organizar os seus conhecimentos sobre o conceito ou conteúdo utilizando a ideia de mapa mental, já que eles são uma excelente ferramenta para investigar sobre a aprendizagem de um determinado assunto.
Por exemplo, na figura a seguir, temos um exemplo de mapa envolvendo Fatoração:
PRÁTICA PEDAGÓGICA: APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA ATUALIDADE
Você deverá construir um mapa contemplando algum conceito ou conteúdo. Note que essa produção evidenciará como esse conceito ou conteúdo está organizado, cognitivamente, para você.
Para iniciar esse movimento de construção, você deverá pensar no conceito ou conteúdo, posicioná-lo no centro e, a partir desse termo, você deverá elaborar o seu mapa mental. Algumas sugestões para ajudá-lo(a) nessa elaboração:
– Dê destaque aos termos que, na sua compreensão, são estruturantes. Utilize cores distintas para diferenciar termos primários de secundários. Mantenha um padrão. Lembre-se de que esse mapa mental representa as ideias que estão na sua estrutura cognitiva e como, nela, elas estão organizadas.
– Você poderá utilizar tanto um software específico para realizar essa tarefa (por exemplo, https://www.mindmeister.com) quanto poderá realizá-la manualmente. É importante que você compartilhe, também, nas suas redes sociais e marque o perfil do seu curso como uma oportunidade para que as pessoas conheçam sobre o nosso objeto de trabalho (e a complexidade do trabalho docente). Não se esqueça de nos marcar, combinado?!
– Vale lembrar que você poderá utilizar de termos (conectivos) para estabelecer relação entre os conceitos que, por sua vez, você também escolherá. Está livre para criar esse mapa mental que, de algum modo, expressará uma rede de significados. Seja criativo(a)!
– A sua produção deverá ser entregue no template disponibilizado e compartilhado no seguinte PADLET: https://padlet.com/oliveirawellingtonpiveta/pr-tica-pedag-gica-aprendizagem-matem-tica-na-atualidade-gaj5sti9cfd94hzp.
PRÁTICA PEDAGÓGICA: APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA ATUALIDADE