ATIVIDADE 1 – TAUT – PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL – 54_2025
A avaliação é parte fundamental do processo de ensino e de aprendizagem, pois permite identificar dificuldades, acompanhar o desenvolvimento dos alunos e verificar os resultados alcançados. Entre os principais tipos estão: a diagnóstica, que busca conhecer os saberes prévios e necessidades dos estudantes; a formativa, que acompanha continuamente o processo de aprendizagem, possibilitando intervenções pedagógicas; e a somativa, que avalia os resultados ao final de uma etapa, atribuindo notas ou conceitos. No contexto da educação inclusiva, especialmente em relação aos estudantes com deficiência, torna-se necessário refletir sobre como esses tipos de avaliação podem ser aplicados de maneira justa, garantindo a equidade e o respeito às singularidades.
Fonte: SOUZA, E. F. D. de. Processos Avaliativos na Educação Especial. Indaial: Arqué, 2023.
A partir desta discussão, elabore um texto dissertativo, mínimo 20 e no máximo 25 linhas, sobre a importância da avaliação diagnóstica, formativa e somativa no processo de ensino e de aprendizagem, explicando como a adaptação desses instrumentos pode contribuir para a inclusão e o desenvolvimento escolar de alunos com deficiência.
Bons estudos!