ATIVIDADE 2 – LIBRAS – 52_2025
1a QUESTÃO
Ao longo da história, a marginalização dos surdos predominou, especialmente devido à crença de que, por
não poderem falar, eles não eram capazes de pensar ou aprender, o que os levou a serem tratados como
incapazes. Isso ocorreu fortemente até a Idade Média. Na Grécia Antiga, a fala era vista como uma
manifestação da inteligência, conforme a concepção de Aristóteles e de Santo Agostinho.
Fonte: NOVAIS, I. A. M. N. Aspectos históricos da educação do surdo: um panorama mundial – Libras.
Indaial: Arqué, 2024.
Considerando o texto exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. Segundo Aristóteles, se alguém não falava, também não podia pensar.
II. Santo Agostinho defendia a ideia de que os surdos podiam se comunicar utilizando somente a fala.
III. Os surdos, segundo Aristóteles e Santo Agostinho, tinham nos gestos uma forma viável de comunicação,
mas não enriqueciam suas línguas por não utilizarem a fala.
IV. Tanto Aristóteles quanto Santo Agostinho consideravam que, pelo fato de os surdos não terem uma
linguagem elaborada, eles eram impedidos de usufruírem plenamente da educação.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.
2a QUESTÃO
A trajetória histórica das pessoas surdas é caracterizada por uma oscilação entre avanços e retrocessos. Em
diferentes épocas e culturas, a percepção e o tratamento dos surdos variaram amplamente, refletindo tanto
períodos de progresso, quando surgiram métodos educacionais e práticas mais inclusivas, quanto
momentos de estagnação e crueldade, em que os surdos foram marginalizados, mal compreendidos e até
mesmo perseguidos.
Fonte: NOVAIS, I. A. M. N. Aspectos históricos da educação do surdo: um panorama mundial – Libras.
Indaial: Arqué, 2024.
Considerando como eram tratadas as pessoas surdas na Antiguidade e na Idade Média, conforme o relato
histórico apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. Eram respeitadas e adoradas em todas as culturas, como no Egito, onde eram consideradas deuses.
II. Eram vistas como seres imbecis e muitas vezes descartadas como objetos sem valor, enfrentando
crueldades como mortes e punições severas.
III. Eram amplamente educadas e integradas na sociedade, especialmente na Grécia e na China.
IV. Eram protegidas por leis que garantiam sua educação e inclusão social na Europa.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
IV, apenas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.