ATIVIDADE 2 – PIND – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – 51_2025 – UNICESUMAR
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Categoria: Engenharia
ATIVIDADE 2 – PIND – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – 51_2025
1ª QUESTÃO
“Entre os modelos de formação de estratégica está o que Mintzberg (2004) classifica como Escola do
Design, que tem algumas premissas básicas, como o fato de que a organização deve se adaptar a fatores
internos e externos”.
PARDO, P.; PAIÃO, L. S. Planejamento Estratégico. Maringá: UniCesumar, 2022.
Sobre a Escola do Design e a Escola do Planejamento, analise as afirmativas a seguir:
I. Na escola do Design, a formação de estratégia deve ser um processo controlado e consciente.
II. Na escola do Design, o modelo de formação de estratégia deve ser complexo e totalmente formal.
III. O trabalho de Ansoff se diferencia do trabalho da Escola de Design em muitos pontos e se pode dizer
que ambos têm mais divergências do que pontos em comum.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
2ª QUESTÃO
Em uma organização com resultados satisfatórios, observou-se que é executado um processo para se
estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os
fatores externos e atuando de forma inovadora e diferenciada. Tal processo proporciona sustentação
metodológica à organização. Esse processo administrativo é conhecido também como:
ALTERNATIVAS
Planejamento tático.
Planejamento financeiro.
Planejamento estratégico.
Planejamento de marketing.
Planejamento operacional.
3ª QUESTÃO
24/03/2025, 21:47 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 1/7Uma empresa de tecnologia está buscando aprimorar sua estratégia de negócios para se manter
competitiva no mercado. Diante dessa situação, a organização decide implementar o Balanced Scorecard
(BSC) para melhorar o alinhamento estratégico e monitorar o desempenho em diversas áreas.
Elaborado pelo professor, 2024.
Com base nesse cenário, qual perspectiva do BSC se concentraria principalmente em medir a eficácia do
treinamento e desenvolvimento de habilidades dos funcionários? Assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Perspectiva financeira.
Perspectiva de clientes.
Perspectiva de processos internos.
Perspectiva de inovação e tecnologia.
Perspectiva de aprendizado e crescimento.
4ª QUESTÃO
Observe a figura a seguir:
Figura 1 – Tipos de estratégia
PARDO, P.; PAIÃO, L. S. Planejamento Estratégico. Maringá: UniCesumar, 2022. p. 24.
A partir dos conceitos sobre os tipos de estratégia proposto por Mintzberg e analisando a figura anterior,
analise as afirmativas a seguir:
I. A estratégia deliberada é de responsabilidade apenas dos níveis mais altos da empresa, e não pode ser
elaborada por outro colaborador da organização.
II. Apenas uma estratégia pretendida pode se tornar uma estratégia realizada.
III. Estratégias emergentes são implementadas em raras exceções, partindo sempre do centro “pensante” da
organização.
IV. Nem sempre as empresas têm como estratégia realizada aquilo que um dia foi uma estratégia
pretendida.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
IV, apenas.
I e IV, apenas.
5ª QUESTÃO
O planejamento estratégico deve considerar as variáveis internas e externas da empresa, pois estas
influenciam o ambiente e as ações de seus respectivos stakeholders. Stakeholder significa público
estratégico e descreve uma pessoa ou um grupo que fez um investimento ou tem ações ou interesse em
uma empresa, negócio ou indústria.
KUAZAQUI, E. Planejamento Estratégico. Cengage Learning Brasil, 2015.
De acordo com o que foi descrito acima, analise as afirmativas a seguir:
I. Credores e fornecedores não podem ser considerados stakeholders, pois não afetam diretamente a
organização.
II. Os clientes são um dos principais stakeholders de uma empresa.
III. Os acionistas fazem parte dos stakeholders internos da empresa.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
6ª QUESTÃO
Algo de extrema importância no planejamento estratégico da organização é construir uma vantagem
competitiva que a coloque em posição de destaque no seu setor, tornando-a uma opção sempre
considerada na decisão de compra dos clientes. Uma empresa tem uma vantagem competitiva quando sua
lucratividade é maior do que a média da lucratividade do setor.
Fonte: PARDO, P.; PAIÃO, L. S. Planejamento Estratégico. Maringá: UniCesumar, 2022.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. Uma empresa conseguirá um lucro maior basicamente em duas situações: pelo valor que os seus clientes
atribuem aos bens e serviços adquiridos e se houver uma boa gestão em relação aos seus custos de
produção.
II. O preço cobrado por um determinado produto é o mesmo que o valor percebido pelo cliente.
III. O valor criado por uma empresa é medido pela diferença entre o valor para o consumidor e o custo de
produção.
IV. A margem de lucro é a diferença entre o preço cobrado e o custo de produção.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
IV, apenas.
I e IV, apenas.
7ª QUESTÃO
Em se tratando da questão ambiental no planejamento organizacional perante um ambiente mutável e
instável, qual dos itens abaixo se apresenta como um dos principais desafios para a organização?
ALTERNATIVAS
Questão legal.
Questão social.
Questão política.
Questão econômica.
Questão da adaptação.
8ª QUESTÃO
Dentro das organizações, mais especificamente, nas empresas, é necessário ter um propósito e esse
propósito é chamado de propósito organizacional, ou seja é a razão para ela funcionar, é o motivo principal,
o porquê de aquela empresa ter sido criada,e isso é totalmente estratégico.Portanto o negócio deve estar
relacionado à solução para alguma necessidade do cliente ou do mercado,é pensar no benefício e não
apenas no produto. É saber realmente qual é o negócio da empresa, isso prepara a organização para a
construção do seu propósito organizacional.
PARDO, P.; PAIÃO, L.S. Planejamento Estratégico. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Sobre propósito organizacional e seus benefícios, analise as alternativas e assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
O propósito organizacional é responsável pela implementação de estratégias de marketing.
O propósito organizacional está relacionado apenas ao aspecto financeiro da empresa.
O propósito organizacional tem impacto apenas no aspecto interno da empresa, não afetando sua imagem perante o
público externo.
O propósito organizacional desempenha um papel relevante na cultura e no engajamento dos funcionários.
O propósito organizacional é uma ferramenta exclusiva de empresas sem fins lucrativos.
9ª QUESTÃO
24/03/2025, 21:47 Unicesumar – Ensino a Distância
about:blank 5/7A hierarquização consiste na distribuição de responsabilidades e de poder a partir de uma ordenação de
cargos e funções por meio de uma ordem de importância. A hierarquização permite identificar as
necessidades de responsabilidades e como serão processadas as responsabilidades da gestão do negócio e
de planejamento estratégico, tático e operacional.
A figura abaixo mostra os níveis do planejamento.
KUAZAQUI, E. Planejamento Estratégico. Cengage Learning Brasil, 2015.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O nível estratégico abrange a organização como um todo.
PORQUE
II. O nível estratégico geralmente é gerido por operadores de primeira linha.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
10ª QUESTÃO
Entre os modelos de formação de estratégia está o que Mintzberg classifica como escola do design, que
tem algumas premissas básicas. Abaixo está listado algumas delas. Sendo assim, analise-as e marque (V)
para verdadeiro e (F) para falso.
I. ( ) A formação de estratégia deve ser um processo de pensamento controlado e consciente.
II. ( ) A responsabilidade pelo processo não deve ser do executivo principal: essa pessoa é o estrategista.
III. ( ) O modelo de formação de estratégia deve ser simples e informal.
IV. ( ) As estratégias devem ser generalistas e desenvolvidas apenas pelo estrategista.
V. ( ) As estratégias devem resultar do processo de design plenamente desenvolvido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de I a V.
ALTERNATIVAS
(V), (F), (V), (F), (V).
(V), (V), (V), (F), (V).
(V), (V), (V), (V), (F).
(V), (F), (V), (F), (F).
(V), (V), (V), (V), (V).

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