ATIVIDADE 3 – PIND – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – 51_2025 – UNICESUMAR
★★★★☆ (91 avaliações)
ATIVIDADE 3 – PIND – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – 51_2025
Categoria: Engenharia
ATIVIDADE 3 – PIND – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – 51_2025
1ª QUESTÃO
O dono da empresa fictícia X Tech necessita de uma ferramenta que lhe ajude a entender como se expressa
a competição no mercado e como a vantagem competitiva se estabelece. Qual ferramenta é a mais
indicada?
Assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
5W2H.
Matriz SWOT.
Matriz ANSOFF
Matriz BCG e SWOT.
Modelo das 5 forças de Porter.
2ª QUESTÃO
Vantagem competitiva é a identificação estruturada dos produtos ou serviços e dos mercados para os quais
a empresa tem diferencial de atuação. Corresponde àquele algo mais que faz os clientes comprarem os
produtos e serviços de determinada empresa em detrimento de outras.
OLIVEIRA, D.P.R de. Planejamento Estratégico: Conceitos Metodologia Práticas, 34ª edição. São Paulo:
Atlas, 2018.
Sobre forças competitivas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A lógica por detrás do modelo das Cinco Forças de Porter é: quanto maiores as forças, maior será a
limitação dos lucros que as empresas podem ter.
PORQUE
II. Quanto maiores as forças, as empresas encontrarão maior desafio em exercer livremente sua autonomia
na definição de seus preços.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVOS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
3ª QUESTÃO
A cultura organizacional é o conjunto específico de valores e normas que são compartilhados pelas pessoas
e grupos em uma organização e controlam a maneira como elas interagem uns com os outros e com os
stakeholders de fora da organização.
Fonte: PARDO, P.; PAIÃO, L.S. Planejamento Estratégico. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Sobre a cultura organizacional, analise as asserções a seguir.
I. A cultura organizacional é moldada pelos comportamentos que são considerados aceitáveis e inaceitáveis
dentro da organização.
II. A cultura organizacional é exclusivamente influenciada pela liderança sênior da empresa.
III. A cultura organizacional também espelha a mentalidade dos seus fundadores.
IV. A cultura organizacional influencia, tanto de maneira favorável quanto desfavorável, o planejamento
estratégico.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
4ª QUESTÃO
Os stakeholders são pessoas e entidades que têm algum tipo de troca com a organização. Basicamente,
podemos dizer que os stakeholders são partes interessadas tanto interna como externamente à
organização. Assim, considere os seguintes itens:
I. Consumidores e fornecedores.
II. Credores, governos e sindicatos.
III. Acionistas e funcionários.
IV. Gestores e membros do conselho.
Representam stakeholders:
ALTERNATIVAS
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
5ª QUESTÃO
A análise SWOT é uma ferramenta que, a partir da análise do ambiente interno e externo da empresa,
possibilita o diagnóstico e a análise de cenários que servem como referência para o planejamento
estratégico de uma empresa e sua respectiva gestão.
KUAZAQUI, E. Planejamento Estratégico. Cengage Learning Brasil, 2015.
Qual dos seguintes elementos é considerado uma oportunidade na análise SWOT? Assinale a alternativa
correta.
ALTERNATIVAS
Riscos internos.
Ameaças externas.
Fraquezas internas.
Pontos fortes internos.
Tendência de mercado.
6ª QUESTÃO
Se uma empresa quiser ser eficaz no mercado, ela deve ter significativa vantagem competitiva. A vantagem
competitiva de uma empresa pode ser resultado do ambiente onde ela opera, da situação geral da empresa,
bem como da postura de atuação de sua alta administração.
OLIVEIRA, D.P.R de. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia e Práticas. 35ª ed. Barueri: Atlas,
2023.
Um dos indícios que uma empresa tem uma vantagem competitiva é que sua lucratividade é maior do que a
média da lucratividade do setor.
PARDO, P.; PAIÃO, L.S. Planejamento Estratégico. Maringá – PR: Unicesumar, Reimpresso em 2023.
De acordo com essa figura e com os conhecimentos sobre criação de valor, analise as afirmativas a seguir:
I. A diferença entre o preço cobrado e o custo de produção pode ser entendido como o conceito de
margem de lucro.
II. A empresa só consegue obter lucro se ela tiver uma vantagem competitiva.
III. A empresa não deve cobrar um preço por um produto idêntico ao valor percebido pelo cliente.
É correto o que se afirma:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
7ª QUESTÃO
OKR significa Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chave, em português). É uma metodologia
de definição de metas que ajuda as organizações a estabelecerem e alcançar objetivos de maneira
transparente e mensurável.
Fonte: < https://www.feedz.com.br/blog/okr/ >. Acesso em: 30 abr. 2024. (Adaptado)
Considerando o contexto acima, analise as asserções a seguir.
I. O método OKR possui algumas características práticas, incluindo o foco em resultados, simplicidade e a
objetividade, além da flexibilidade.
PORQUE
II. A metodologia de gestão OKR, desenvolvida pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove, não pode ser adaptada
de acordo com as necessidades específicas de diferentes equipes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
8ª QUESTÃO
Um executivo pretende que a sua empresa chegue ao estado de líder no mercado. Ele quer que a empresa
saia da situação de 50% de participação no mercado para 80%.
Assinale a alternativa que melhor representa o que o executivo possui.
ALTERNATIVAS
Ele possui objetivos, pois os mesmos não podem ser conceituados como o estado, situação ou resultado futuro que
o executivo pretende alcançar. Na realidade, o termo objetivo relaciona-se a tudo que implica na obtenção de um
fim ou resultado final.
Ele possui objetivos, pois os mesmos podem ser conceituados como o estado, situação ou resultado futuro que o
executivo pretende alcançar. Na realidade, o termo objetivo relaciona-se a tudo que implica na obtenção de um fim
ou resultado final.
Ele possui objetivos, pois os mesmos podem ser conceituados como o estado, situação ou resultado presente que o
executivo pretende alcançar. Na realidade, o termo objetivo relaciona-se a tudo que implica na obtenção de um
início.
Ele possui visão, pois ela é conceituada como apenas a região que se pretende atuar em um novo mercado. Na
realidade, o termo visão relaciona-se a tudo que implica na obtenção de um fim ou resultado final.
Ele possui valores, pois os mesmos podem ser conceituados como um produto a ser lançado para um determinado
período. Na realidade, o termo objetivo relaciona-se a tudo que implica na obtenção de um fim ou resultado final.
9ª QUESTÃO
Considere a seguinte frase que está estampada na entrada da empresa fictícia Lucrativa SA: “Realizar o
sonho dos consumidores, proporcionando menor custo em suas compras”.
Tal frase procura expressar o motivo central da existência da Lucrativa SA. Além disso, a frase procura
determinar “quem a empresa atende” com seus produtos e serviços. Assinale a alternativa que melhor
representa o que é a frase estampada na entrada da empresa.
ALTERNATIVAS
Lucro.
Visão.
Valor.
Missão.
Marketing.
10ª QUESTÃO
“Representam o conjunto dos princípios, crenças e questões éticas fundamentais de uma empresa, bem
como fornecem sustentação para todas as suas principais decisões.”
OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 31. ed. São Paulo: Atlas,
2013.
A respeito dessa frase, assinale a alternativa que apresenta qual é o conceito citado.
ALTERNATIVAS
Meta.
Missão.
Objetivos.
Valores.
Manual de conduta

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.