Considerando essas reflexões, sua ação nesta atividade consiste em dissertar sobre a importância de equilibrar os benefícios e desafios desse sistema.
Para tanto, argumente de forma científica sobre:
– Dois aspectos positivos do Saeb.
– Dois pontos negativos desse sistema.
Seus argumentos devem ter fundamentação teórica, para tanto, faça citações indiretas, ou seja, com suas palavras, e, ao fim do texto, apresente a referência completa, conforme a ABNT. (Mínimo de 10 e máximo de 15 linhas do Word). Bons estudos!
Fonte: BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Brasília, DF: MEC, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 2 jan. 2025.
ATIVIDADE 1 – PED – POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – 52_2025
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Quais são os impactos que estas avaliações podem realizar em nossa educação escolar?
Para responder essa problemática, é importante considerar que “as médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, que por sua vez permite traçar metas de qualidade educacional em nosso país (Brasil, 2024).