Considerando o excerto acima, utilizaremos este MAPA para contarmos, aos nossos futuros estudantes, uma história mostrando que a fisiologia é uma ciência presente no nosso cotidiano e pode ser observada por cada indivíduo a cada ciclo cardiorrespiratório. Para tal, utilizaremos os conhecimentos assimilados durante a disciplina e construiremos, a partir da resposta das questões propostas, os passos desta história.
A história se iniciará com a contextualização de um indivíduo que irá realizar um exercício aeróbio, e se decorrerá contando o trajeto do oxigênio do ambiente externo ao corpo até chegar dentro das nossas células e sua consequente eliminação na forma de dióxido de carbono.
Para isso, no decorrer de seu texto, você deverá responder às questões abaixo:
1. Qual a função da barreira hematoaérea? Quais as concentrações de oxigênio e dióxido de carbono no sangue arterial e no venoso?
2. Qual célula promove o transporte de gases no sangue? Como atua a proteína transportadora de gases? Por que a inalação de monóxido de carbono (oriundo da queima de produtos) pode levar o indivíduo a morte?
3. A partir do sangue venoso que chega aos pulmões, descreva como ocorrem as trocas gasosas no pulmão e nos tecidos, incluindo o trajeto do sangue por todo o corpo, além da importância do coração.
4. Apresente as referências bibliográficas dos livros/sites/artigos utilizados para realização desta atividade, conforme as normas ABNT.