CONTEXTUALIZAÇÃO
O Ensino Médio foi a última etapa de ensino a ser aprovada, em dezembro de 2018, após diversas consultas públicas. O Ministério da Educação, além de publicar o texto de aprovação, disponibilizou um guia de implementação e um site dedicado ao novo Ensino Médio. Essa nova estrutura não implica na exclusão das disciplinas, mas sim em uma maior integração entre elas e uma maior conexão com a realidade dos alunos. No novo formato, cada área do conhecimento possui competências específicas que devem ser associadas a um conjunto de habilidades, essenciais para a aprendizagem de todos os alunos do Ensino Médio.
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Acesso em: 10 mar. 2025.
Ao ingressar no 1º ano do Ensino Médio os alunos são apresentados ao tema de composição química dos seres vivos. Os carboidratos são moléculas essenciais para a vida, desempenhando funções importantes como fonte de energia e estrutura celular. No ensino de Ciências da Natureza, é fundamental que os alunos compreendam a composição química dos carboidratos, sua classificação e suas funções biológicas.
Fonte: Silva, A. T.; Nascimento-Saba, C.C.A. Carboidratos na dieta alimentar e saúde: uma sequência didática para o Ensino Médio. Conedu, v. 1, p. 2046-2066, 2021. Acesso em: 10 mar. 2025.