CONTEXTUALIZAÇÃO:
Projeto de Desenvolvimento de um Novo Doce para a Indústria “Vó Maria”.
Um projeto pode ser definido como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único. Isso significa que ele tem começo, meio e fim, sendo possível obter uma data de início e uma data de término (PMI, 2013). Uma das principais características de um projeto é sua unicidade, pois cada projeto possui especificidades técnicas e disponibilidade de recursos diferentes.
A gestão de projetos é um conjunto de práticas e técnicas utilizadas para planejar, executar, monitorar e controlar projetos nos mais variados setores, fornecendo uma estrutura organizacional para transformar ideias inovadoras em resultados tangíveis. Não se trata apenas do cumprimento de prazos e orçamentos, mas também da maximização dos disponíveis, mitigação de recursos e entrega de valor real para os stakeholders, tornando-se uma estratégia diferencial para as organizações.
Nesse contexto, a indústria de doces “Vó Maria” busca inovar seu portfólio e conquistar novos clientes. Para isso, decidimos desenvolver um novo doce, combinando sabor, qualidade e inovação para se destacar no mercado.
Objetivo do Projeto:
A indústria “Vó Maria” deseja lançar um novo doce que:
Seja inovador e tenha um diferencial competitivo no mercado.
Tenha um custo de produção viável, garantindo lucratividade.
Atenda às expectativas do público-alvo, considerando sabor, embalagem e apelo visual.
Esteja alinhado às tendências do mercado, como doces gourmet, saudáveis ou funcionais.
Cenário da Indústria Vó Maria:
A empresa conta com uma equipe de 30 funcionários, que já possuem suas atividades rotineiras na linha de produção. Nesse sentido, para execução desse projeto, você foi responsabilizado e precisará escolher quem será sua equipe e como ocorrerá esse desenvolvimento do produto.
Como restrições, o gerente disponibilizou o prazo previsto para o lançamento do novo doce é de 6 meses, com início em junho e término em dezembro de 2025.