Diante desse cenário, uma grande oficina mecânica decidiu contratar você, como Gestor da Qualidade, para resolver o problema dos veículos sem resolução que permanecem na oficina. Após uma análise detalhada e coleta de dados, foi constatado as possíveis causas para o problema “veículos sem resolução”, sendo-os:
– Falta de conhecimento e experiência.
– Falta de processos bem definidos.
– Falta de ferramentas adequadas.
– Falta de peças.
a) Considerando as causas identificadas para o problema “veículos sem resolução”, elabore um Diagrama de Ishikawa elencando as causas adequadamente.
b) Visando diminuir o número de reclamações e atuar de maneira assertiva, foram levantados o número de ocorrências para cada causa. Considerando esses valores, construa um Gráfico de Pareto a fim de identificar qual causa deve ser priorizada na oficina mecânica para resolver o problema “veículos sem resolução”.
Atenção: após a construção do gráfico, realize a análise e descreva a principal causa que deve ser priorizada.
Causas | Ocorrências |
Falta de conhecimento e experiência | 18 |
Falta de processos bem definidos | 21 |
Falta de ferramentas adequadas | 13 |
Falta de peças | 9 |