MAPA – GAMB – EDUCAÇÃO AMBIENTAL – 51_2025
Olá, estudante!
Chegou o momento de realizar a atividade MAPA (Material de avaliação prática da aprendizagem). Essa atividade proporciona uma aplicação prática sobre o conteúdo aprendido na disciplina de Educação Ambiental! Leia atentamente o que segue a seguir:
Construindo um mapa mental de Educação Ambiental Sustentável
A Educação Ambiental emerge como um pilar fundamental no enfrentamento dos desafios globais relacionados à sustentabilidade e à preservação ambiental. Um marco significativo na consolidação desse tema foi o estabelecimento da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1983. Essa comissão ganhou destaque com o relatório “Nosso Futuro Comum”, publicado em 1987 pela Comissão de Brundtland. Nesse relatório, o desenvolvimento sustentável é definido como “o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades” (CMMAD, 1988, p. 46).
Posteriormente, em 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada em Nova York, 193 nações – incluindo o Brasil – reafirmaram seu compromisso com o futuro do planeta. Essa reunião resultou na criação da Agenda 2030, que estabeleceu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esses objetivos abrangem questões cruciais como erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente e promoção de justiça social, em uma tentativa de equilibrar as necessidades humanas com a capacidade dos ecossistemas de sustentar a vida no planeta.
Fonte: COSTA, P. G. Educação ambiental. Maringá: UniCesumar, 2020.
Considerando os importantes marcos para a educação ambiental, como os citados anteriormente, seu desafio nessa atividade é CRIAR um mapa mental que relacione os principais conceitos da Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável com ações práticas e reflexões críticas, integrando o contexto global (como os ODS) e o local.
O que deve ser feito?
– Revise o material didático da disciplina, incluindo as seguintes seções: relação homem versus meio ambiente (Tema 1) e Introdução à Educação Ambiental (Tema 2).
– Faça uma leitura crítica sobre os eventos Agenda 21, Agenda 2030, Conferência de Estocolmo (1972), Rio-92 e Rio+20 presentes nessas unidades.
– Construa um mapa mental digital ou manual com ramos e sub-ramos. Um mapa mental é uma ferramenta visual que organiza informações de forma criativa e interconectada, facilitando a compreensão e memorização de conteúdos. Ele utiliza elementos como palavras-chave, cores, ícones e conexões hierárquicas para representar ideias e conceitos de maneira clara e estruturada.
O mapa mental que você construir deve conter os seguintes elementos:
- Título central: Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.
- Ramos principais: Marcos Históricos: Inclua eventos como a Conferência de Estocolmo e Rio+20.
Legislação e Políticas Públicas: aborde a Lei nº 9.795 (Lei da Educação Ambiental) e o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA).
Práticas Sustentáveis: destaque ações como projetos educativos, preservação ambiental e consumo consciente.
Desafios e Soluções Futuras: apresente reflexões sobre os desafios enfrentados e as soluções possíveis.
- Sub-ramos: exemplifique, com casos práticos, conceitos do livro e ações sugeridas para sua comunidade ou realidade local.
O que deve ser entregue em anexo no sistema?
– Sua resposta completa, em um único arquivo.
– A forma de entrega é em ANEXO diretamente na ferramenta da atividade MAPA.
– Produza um mapa mental digital ou manual, utilizando cores, ícones e palavras-chave.
– Salve o arquivo (ou digitalize, caso seja manual) e envie no campo indicado da atividade, utilizando o FORMULÁRIO PADRÃO disponível no Material da Disciplina.
– O mapa mental deve ser claro, bem organizado e demonstrar criatividade na apresentação das ideias. Além disso, todas as fontes utilizadas devem ser devidamente referenciadas segundo as normas da ABNT.