Elaboração de um Plano de Intervenção Terapêutica Ocupacional Integrado
clínica simulada
Atividade prática com entrega de documentação clínica simulada
Objetivo: Aplicar os conhecimentos teóricos sobre disfunções físicas, neurológicas, sociais e escolares no público infantojuvenil, por meio da elaboração de um plano de intervenção centrado no sujeito, com base na CIF e nos princípios da Terapia Ocupacional.
Você, terapeuta ocupacional, atua em uma clínica-escola vinculada a uma instituição pública. Recebe o encaminhamento da criança Daniel, 8 anos, com o seguinte quadro:
Diagnóstico de distrofia muscular de Duchenne, com progressiva perda de força muscular;
Dificuldades na escrita, na mobilidade em sala de aula e em atividades físicas escolares;
Recusa frequente em participar de jogos com os colegas;
Família presente, mas com dificuldades para lidar com o processo de luto pela perda progressiva da autonomia do filho;
Daniel ama astronomia e jogos de computador;
A escola solicita apoio para inclusão nas aulas regulares e adaptação do ambiente;
Apresenta autoestima rebaixada e retraimento social recente.
clínica simulada
Tarefa: Elabore uma DOCUMENTAÇÃO CLÍNICA INTEGRADA, composta por:
Ficha de Avaliação Terapêutica Ocupacional (com base na CIF)
Dados clínicos e contextuais
Identificação de fatores pessoais e ambientais
Barreiras e facilitadores
Atividades significativas e papéis ocupacionais
Objetivos terapêuticos de curto, médio e longo prazo
Foco em participação, funcionalidade, autoestima, inclusão escolar e autonomia
Plano de Intervenção Terapêutica Ocupacional Integrado, abordando:
Estratégias motoras e compensatórias (físico-funcionais)
Adaptações escolares (ambiente e tarefas)
Intervenções psicoemocionais
Articulação com família e escola
Tecnologias assistivas, se pertinente
Produção criativa (anexo):
Crie um “Diário de Bordo Ocupacional do Daniel” com 3 registros fictícios de sessões terapêuticas (curtos, 5-7 linhas cada), que mostrem a evolução dele, seus sentimentos e interações com o ambiente.
Exemplo:
Hoje Daniel participou de uma atividade usando um tablet adaptado para construir uma história sobre o sistema solar. Ele estava motivado e fez perguntas ao colega da sala. Sorria ao final da sessão. Relatou que se sentiu “importante” com a atividade.
O que deve ser entregue:
Um único arquivo PDF contendo:
A ficha de avaliação (pode ser em formato de tabela);
Os objetivos e plano de intervenção;
O diário de bordo (última página).
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clínica simulada


