Elabore o modelo didático e projeto escrito, incluindo os seguintes elementos, adaptando-os ao tema escolhido pelo estudante. No exemplo fornecido, foi utilizada a diversidade de bicos das aves, mas você pode ajustar a atividade para abordar outras características anatômicas e funcionais das aves, como tipos de ovos, estratégias de nidificação, estrutura das penas e plumagens, formato das patas, adaptação dos olhos, além do tamanho e formato corporal etc.
O projeto deve incluir:
Título do projeto: definir um título claro e objetivo conforme o tema escolhido.
Introdução:
– Você deverá realizar um levantamento bibliográfico sobre a característica escolhida, utilizando fontes científicas (artigos, livros didáticos e outros trabalhos científicos) para embasar sua análise. Como exemplo, a seguir, pode-se considerar a diversidade de bicos das aves e a sua relação com os hábitos alimentares e o ambiente em que vivem.
Você deverá escolher, pelo menos, cinco tipos distintos de bicos de aves, como, por exemplo:
– Bico curvo e forte (exemplo: gavião, papagaio): adaptado para capturar presas ou quebrar sementes.
– Bico longo e fino (exemplo: beija-flor): especializado na alimentação por néctar.
– Bico reto e pontiagudo (exemplo: pica-pau): adequado para perfurar madeira e capturar insetos.
– Bico curvado para baixo (exemplo: íbis): utilizado para capturar presas em ambientes aquáticos.
– Bico achatado e largo (exemplo: pato): adaptado para filtração de alimentos em meio aquático.
O trabalho deve incluir uma descrição detalhada das espécies selecionadas e suas adaptações alimentares, com referências bibliográficas que sustentem as informações apresentadas.
Objetivo:
– Descrever o objetivo geral e os específicos da atividade, relacionando a importância da construção de modelos anatômicos para o ensino de Zoologia.
Metodologia:
– Descrever detalhadamente o passo a passo da construção dos modelos. Justificar a escolha dos materiais (argila, massa de modelar, papel machê, biscuit etc.).
– Incluir fotografias do processo de construção dos modelos.
Resultados esperados:
– Apresentação fotográfica de cada modelo da característica finalizado, destacando as principais adaptações das aves selecionadas.
– Reflexão sobre a importância do uso de materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem, evidenciando como a modelagem pode auxiliar no ensino da Zoologia.
– Discussão sobre possíveis aplicações da técnica em contextos profissionais, como ensino e educação ambiental.