– Estrutura do texto dissertativo-argumentativo
- i) Introdução: apresentação do tema e da tese. A introdução deve capturar a atenção do leitor, contextualizar o assunto e apresentar uma tese, que é a posição ou argumento central que será defendido ao longo do texto.
- ii) Desenvolvimento: é a parte em que os argumentos são apresentados e discutidos. Geralmente, são incluídos dois ou três parágrafos de desenvolvimento (para a nossa atividade, os itens I, II e III descritos no item “a”).
iii) Conclusão: recapitulação do tema e reforço da tese defendida. A conclusão deve sintetizar as informações apresentadas e reafirmar a importância de sua posição.
Etapas para realização:
– Ler a situação-problema e analisar o texto de e-mail enviado, a fim de identificar os erros e dificuldades de compreensão da mensagem.
– Para ampliação da discussão, busque as seguintes reportagens que abordam tópicos da temática:
– O impacto dos erros de português em sua carreira, disponível em: https://diariodocomercio.com.br/opiniao/coluna/david-braga/impacto-erros-portugues-sua-carreira/.
– O impacto dos erros de português na imagem profissional: como pequenas falhas podem deixar marcas duradouras, disponível em: https://www.ligadonosul.com.br/geral/o-impacto-dos-erros-de-portugues-na-imagem-profissional-como-pequenas-falhas-podem-deixar-marcas-duradouras-por-vanessa-perin/.
– Estabelecer o seu posicionamento sobre a temática “A importância da comunicação e da gramática no Curso de Secretariado”. Você deverá se perguntar: sou a fator ou contra? Quais argumentos eu tenho para defender a minha tese?
– Produzir o texto dissertativo-argumentativo, seguindo a estrutura determinada e a linguagem adequação (norma-padrão).
– Identificar no texto produzido se os três pontos colocados no tópico “Descrição da atividade”, na letra a), foram evidenciados e explorados.
– Fazer a utilização do formulário-padrão disponibilizado na pasta de material da disciplina e das normas ABNT para textos acadêmicos.
– Atenção à produção textual original: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados ou cópia textual entre colegas), a atividade poderá ser zerada.
– Entrega da atividade MAPA: anexe o seu arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão “Selecionar arquivo”, e após anexar o arquivo, certifique-se que se trata do arquivo correto, clique no botão “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar Questionário” (após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
– Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las para a professora mediadora por meio do “fale com o mediador”.
Bom trabalho!
Professora Wéllem A. de Freitas Semczuk.