Estudante! Os recursos didáticos são elementos mediadores que facilitam os processos interacionais entre aluno e professor. A utilização de diferentes recursos didáticos é importante, uma vez que fornecem informações, orientam a aprendizagem, exercitam habilidades, permitem avaliar a aquisição de conhecimentos e motivam os discentes (Candido et al., 2012). De acordo com Antunes (1998) e Vygotsky (2007), as atividades lúdicas estimulam habilidades cognitivas e sociais, permitindo que os estudantes compreendam conteúdos complexos de forma mais acessível.
Referências:
ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
CANDIDO, C. et al. Recursos no ensino e aprendizagem: elaboração de um material didático sobre o tema Artrópodes destinados a alunos do Ensino Fundamental e Médio. Cadernos da Pedagogia, São Carlos, ano 5, v. 5, n. 10, p. 83-91, 2012.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
________________________________________
Proposta da atividade: esta atividade objetiva proporcionar uma experiência imersiva e prática a você, colocando-lhe no papel de futuro profissional da área de Ciências Biológicas. O foco será a compreensão da morfologia e função das características anatômicas das aves, relacionando suas adaptações ecológicas e evolutivas.
A sua missão será desenvolver modelos didáticos anatômicos que auxiliem o ensino e a aprendizagem de Zoologia, permitindo uma abordagem visual e interativa para a compreensão das adaptações das aves ao seu ambiente. Como exemplo, pode-se explorar a diversidade dos bicos, demonstrando suas variações conforme os hábitos alimentares. No entanto, você também pode optar por outras características anatômicas e funcionais, como tipos de ovos, estratégias de nidificação, estrutura das penas e plumagens, formato das patas, adaptação dos olhos, além do tamanho e formato corporal.
Esta atividade estimula a criatividade, a pesquisa científica e a aplicação dos conhecimentos adquiridos, além de reforçar a importância dos modelos didáticos no ensino da Zoologia.