Etapa 1 – Levantamento de Brincadeiras Tradicionais
Objetivo da Etapa:
Conhecer e resgatar brincadeiras tradicionais, investigando sua presença nas gerações passadas e sua adaptação no presente.
Instruções:
Realize três entrevistas com pessoas de diferentes faixas etárias (avós, pais, filhos, tios, irmãos, amigos etc.), perguntando quais eram as brincadeiras que costumavam brincar na infância.
Registre detalhes importantes como: nome da brincadeira, como se brinca/joga, regras principais, materiais necessários, local, e qual o seu objetivo/significado.
Busque identificar ao menos três brincadeiras tradicionais (em comum), que eram populares na infância das pessoas entrevistadas, e preencha os dados coletados nas fichas disponíveis no MODELO MAPA.
Etapa 2: Proposta de Plano de Aula ou Atividade Recreativa
Objetivo da Etapa:
Elaborar uma proposta prática, aplicando as três brincadeiras tradicionais coletadas na etapa anterior, como recurso pedagógico essencial para a construção da identidade cultural e desenvolvimento social das crianças, promovendo um ambiente dinâmico, inclusivo e motivador.
Instruções: