Etapa 2: Proposta de Plano de Aula ou Atividade Recreativa
Objetivo da Etapa:
Elaborar uma proposta prática, aplicando as três brincadeiras tradicionais coletadas na etapa anterior, como recurso pedagógico essencial para a construção da identidade cultural e desenvolvimento social das crianças, promovendo um ambiente dinâmico, inclusivo e motivador.
Instruções:
Para os alunos da Licenciatura em Educação Física (contexto escolar): Elabore um plano de aula para uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, utilizando as brincadeiras tradicionais coletadas na etapa 1. O plano deve incluir:
– Tema da aula: escolha em acordo às temáticas da área e reflexão proposta na atividade.
– Objetivos: estabeleça objetivos pedagógicos em acordo à reflexão proposta na atividade.
– Materiais necessários: liste os materiais e recursos utilizados.
– Organização: defina o tempo de duração, número de participantes etc.
– Encaminhamentos e avaliação: descreva como se dará o desenvolvimento de sua aula, como as atividades pesquisadas serão realizadas e como se dará a avaliação do aprendizado (físico, social e emocional).
Para os alunos do Bacharelado em Educação Física (contexto de recreação em hotel): elabore uma programação de recreação para crianças e/ou adolescentes em um hotel, resgatando as brincadeiras tradicionais coletadas. A programação deve incluir:
– Nome da programação: escolha um nome lúdico e em acordo à reflexão proposta na atividade.
– Objetivos: estabeleça objetivos recreativos e sociais em acordo à reflexão proposta na atividade.
– Materiais necessários: liste os materiais e recursos utilizados.
– Organização: defina o tempo de duração, número de participantes, etc.
– Encaminhamentos e fechamento: descreva como se dará o desenvolvimento de sua programação, como as atividades pesquisadas serão realizadas e como se dará a reflexão sobre a temática junto aos participantes.