ETAPAS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Apresentação da Situação:
– Qual livro de literatura infantil será escolhido e adequado para a série escolhida?
– Qual gênero textual será trabalhado com os alunos (por exemplo, narrativa, poema, fábula)?
– Quem será o público-alvo do texto produzido e como ele será apresentado (escrita, oral, multimodal)?
– Como você envolverá os alunos na contextualização do trabalho, conectando a atividade com suas experiências anteriores?
Produção Inicial:
– Como os alunos realizarão uma primeira produção do gênero textual escolhido, sem intervenções profundas?
– Como você utilizará essa produção inicial para diagnosticar o nível de compreensão e as dificuldades dos alunos?
Desenvolvimento dos Módulos de Ensino:
– Quais módulos específicos você criará para abordar as competências necessárias para a produção do gênero textual escolhido?
– Como você abordará a sistematização da escrita alfabética no Módulo 1?
– De que forma os alunos compreenderão e interpretarão o texto literário no Módulo 2?
– Como será conduzida a análise linguística, incluindo aspectos como ortografia, gramática e estrutura do gênero textual, no Módulo 3?
– Como você proporcionará feedback e oportunidades de reescrita no Módulo 4, durante as intervenções na produção inicial?
Produção Final:
– Após a conclusão dos módulos, como os alunos revisarão e reescreverão seus textos, incorporando o aprendizado obtido?
– De que forma a produção final será apresentada para valorizar o trabalho dos alunos (por exemplo, exposição, mural ou coletânea)?
Ao elaborar a sequência didática voltada para o ensino de um gênero textual específico, com base em uma obra de literatura infantil, você deverá focar nas seguintes práticas pedagógicas:
– Prática de Oralidade: Atividades que incentivem os alunos a expressarem suas ideias oralmente, discutindo temas relacionados à obra literária escolhida.
Exemplos: dramatizações, debates sobre a história ou discussões sobre os personagens.
– Prática de Leitura: Momentos de leitura individual e coletiva, explorando a compreensão do texto.
Exemplo: leitura compartilhada do livro, seguida de perguntas que promovam a interpretação e a reflexão sobre o conteúdo.
– Prática de Análise Linguística: Atividades que ajudem os alunos a identificar e compreender aspectos linguísticos presentes no texto, como gramática, ortografia e estrutura textual.
Exemplos: análise de frases específicas, identificação de palavras-chave, e exercícios de gramática contextualizados.
– Prática de Produção Textual: Atividades de escrita em que os alunos possam criar seus próprios textos inspirados na obra lida.
Exemplos: redação de uma continuação da história, criação de um final alternativo, ou escrita de uma carta para um dos personagens.