| I – Expressão gráfica;
II – Matemática e Estatística; III – Mecânica geral e mecânica dos sólidos; IV – Química; V – Modelagem matemática e simulação computacional. |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
| SILVA, Arlindo; RIBEIRO, Carlos Tavares; DIAS, João; SOUSA, Luís. Desenho técnico moderno. Rio de Janeiro : LTC, 2018.
BONAFINI, Fernanda César (org.). Probabilidade e estatística. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. PINHEIRO, Antônio Carlos da Fonseca Bragança. Fundamentos de resistência dos materiais. Rio de Janeiro: LTC, 2019. BROWN, Lawrence S. Química geral aplicada à engenharia. São Paulo: Cengage, 2014. STEWART, James. Cálculo : volume I. São Paulo, SP : Cengage Learning, 2016. |
TEMPLATE PDCA:
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.
- PLANEJAMENTO (PLAN)
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt br.pdf.
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível
2
Público
em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
- Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com maior frequência?
1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade? Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
- Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas identificados?
- Onde será realizada a ação?
- Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
- Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
- Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
- Será necessário agendamento?
- Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.
3
Público
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.
IDEIAS E ANOTAÇÕES:
- REALIZAÇÃO (DO)
CRONOGRAMA:
| ATIVIDADES | PER. 1 | PER. 2 | PER. 3 | PER.4 |
- VERIFICAÇÃO (CHECK)
Planejamento:
Imersão realizada?
| () SIM |
| () NÃO |
Ideação realizada?
| () SIM |
| () NÃO |
Prototipação realizada?
| () SIM |
| () NÃO |
Planejamento está ok?
| () SIM |
| () NÃO |
Realização:
Cronograma realizado?
| () SIM |
| () NÃO |
Cronograma atende a realização do projeto?
| () SIM |
| () NÃO |
Verificação:
4
Público
Cronograma atende a realização do projeto?
| () SIM |
| () NÃO |
Projeto atende a proposta da instituição escolhida?
| () SIM |
| () NÃO |
Houve necessidade de mudança de estratégia?
| () SIM |
| () NÃO |
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?
- AÇÃO (ACT)
AÇÃO PROPOSTA:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.
5
Público


