| I – Identificar oportunidades e antecipar tendências do mercado com base na análise de dados;
II – Empregar inteligência de mercado de modo a articular pensamento estratégico com a gestão da organização; III – Gerenciar e coordenar projetos na área de inteligência de mercado e análise de dados de forma assertiva. |
PERFIL DE EGRESSO:
| No Curso Superior de Tecnologia em Inteligência de Mercado e Análise de Dados, o perfil do egresso visa uma formação profissional atualizado, criativo e atento as novas tendências e tecnologias. A atuação frente ao programa de inovação e empreendedorismo, demonstra as habilidades de comunicação criatividade, planejamento e aprendizado ativo, capaz de desenvolver soluções tecnológicas dentro dos princípios éticos. Tais atividades proporcionam além da compreensão de outros contextos social pelo contato com diferentes realidades e culturas, atuar de forma ativa na promoção das atividades de cunho de empreendedorismo e inovação. |
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
| Criatividade e inovação
Planejamento e organização Aprendizado Ativo |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
1
Público
| A extensão universitária vinculada ao programa de inovação e empreendedorismo do Curso Superior de Tecnologia em Inteligência de Mercado e Análise de Dados, tem como objetivo proporcionar a aplicação dos conhecimentos técnicos adquiridos durante a formação, em soluções inovadoras que permitam realizar atividades profissionais empreendedoras, por meio de soluções computacionais que oportunize o desenvolvimento comercial e econômico da região. |
CONTEÚDOS:
| I – Algoritmos e Estruturas de Dados;
II – Interação Homem-Computador; III – Lógica e Matemática Discreta; IV – Fundamentos e Técnicas de Programação; V – Paradigmas de Linguagens de Programação; VI – Inteligência Artificial; VII – Bancos de Dados; VIII – |
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
| OKUYAMA, Fabio Yoshimitsu; MILETTO, Evandro Manara; NICOLAO, Mariano. Desenvolvimento de Software I: conceitos básicos. Porto: Alegre: Bookman, 2014. KALBACH, James. Design de navegação Web: otimizando a experiência do usuário. Porto Alegre: Bookman 2009.
ALVES, William Pereira. Java para Web: desenvolvimento de aplicações. São Paulo: Érica, 2015. |
TEMPLATE PDCA:
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.
- PLANEJAMENTO (PLAN)
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt br.pdf.
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
2
Público
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
- Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com maior frequência?
1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade? Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
- Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas identificados?
- Onde será realizada a ação?
- Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
- Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
- Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
- Será necessário agendamento?
- Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.
3
Público
IDEIAS E ANOTAÇÕES:
- REALIZAÇÃO (DO)
CRONOGRAMA:
| ATIVIDADES | PER. 1 | PER. 2 | PER. 3 | PER.4 |
- VERIFICAÇÃO (CHECK)
Planejamento:
Imersão realizada?
| () SIM |
| () NÃO |
Ideação realizada?
| () SIM |
| () NÃO |
Prototipação realizada?
| () SIM |
| () NÃO |
Planejamento está ok?
| () SIM |
| () NÃO |
Realização:
Cronograma realizado?
| () SIM |
| () NÃO |
Cronograma atende a realização do projeto?
| () SIM |
| () NÃO |
Verificação:
Cronograma atende a realização do projeto?
| () SIM |
| () NÃO |
4
Público
Projeto atende a proposta da instituição escolhida?
| () SIM |
| () NÃO |
Houve necessidade de mudança de estratégia?
| () SIM |
| () NÃO |
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?
- AÇÃO (ACT)
AÇÃO PROPOSTA:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.
5
Público


