MAPA – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA – 52_2025
Imagine a seguinte situação hipotética. Você, pedagogo (a) formado (a) trabalha em uma Escola de Educação Infantil com uma turma de alunos de 4 a 5 anos. No início do ano letivo você percebe que boa parte destes alunos apresentam algumas dificuldades referentes ao desenvolvimento psicomotor. Diante disso, verifica a necessidade de propor uma atividade psicomotora que estimule vários conceitos psicomotores, ou seja, montar um circuito de atividades psicomotoras. Segundo Lisbo et al (2024) os circuitos psicomotores no contexto da educação infantil compreendem atividades divertidas e lúdicas que auxiliam o desenvolvimento cognitivo, motor e socioemocional das crianças. E consiste numa série de desafios, brincadeiras e exercícios que estimulam diferentes conceitos psicomotores.
LISBO, L. B.; BATISTA, L.C.; MOREIRA, C. A. A importância dos circuitos de psicomotricidade na Educação Infantil. Revista Eletrônica Interdisciplinar. Barra das Garças/MT: UNIVAR, v. 6, n.1, 2024.
Diante disso, a sua atividade MAPA segue as seguintes etapas:
Etapa1: Montar um circuito psicomotor para os alunos desta turma de Educação Infantil (4 a 5 anos) cujos desafios propostos trabalhem três conceitos psicomotores da sua escolha. Para isso, é necessário que:
- Programe quais os desafios que você irá propor, pensando no conceito psicomotor que pretende desenvolver com ele.
CONCEITO PSICOMOTOR | ATIVIDADE/DESAFIO |
1. |
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2. |
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3. |
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- Selecione os materiais necessários para a montagem do circuito psicomotor e tire uma foto.
- Procure um espaço onde possa montar o circuito psicomotor: pode ser uma varanda, um espaço de uma praça, quadra de esporte, ou outros. Atente-se para que este seja suficiente para realização de todos os desafios.
- Monte o circuito psicomotor e tire uma foto.
Observação: Não é necessário aplicar a atividade psicomotora.
PSICOMOTOR NA INFÂNCIA
Etapa 2: Elaborar um Plano de Aula para a atividade do circuito psicomotor que você montou. Este deve conter: Objetivo (1), Conteúdo (quais os conceitos psicomotores que serão trabalhados), Desenvolvimento (descrever o desafio mencionando o conceito psicomotor trabalhado), Recursos (materiais utilizados) e Avaliação (como você vai verificar o desempenho dos alunos).
Etapa 3: Escrever um texto de 15 a 25 linhas definindo cada um dos conceitos psicomotores trabalhados no seu circuito psicomotor. O texto pode ser fundamentado com conteúdo do livro didático ou outras fontes. Ao final deve-se incluir as referências bibliográficas seguindo as normas da ABNT.
PSICOMOTOR NA INFÂNCIA